Pular para o conteúdo principal

Turismo de Lazer: 05 insights para a temporada 21/22

 Por Francine Dória - 📖Tempo aproximado de leitura: 4 minutos



Em 19 de agosto o projeto Travel lab, uma parceira da Mapie(https://www.mapie.com.br) e Panrotas (https://www.panrotas.com.br/), lançou a segunda edição do estudo “As Viagens em um Mundo Pós-Vacina - Insights para o Turismo”.

A pesquisa, feita com 1329 viajantes, traz além dos resultados na íntegra, alguns insights, as principais escolhas dos viajantes e a descrição das personas identificadas para os segmentos de lazer e corporativo.

No artigo do hoje vamos trazer algumas informações relevantes do estudo para o segmento de lazer. Veja abaixo um resumo comentado do que está por lá e algumas ideias e sugestões para o seu meio de hospedagem não ficar pra trás!


1) Foco na saúde e bem-estar

Os entrevistados confirmaram algo que já sentimos e vivenciamos: o aumento da preocupação com a saúde física e mental, bem-estar e tempo de qualidade com a família. Esses hábitos não devem mudar após a pandemia e os meios de hospedagem precisam estar atentos, promovendo e incentivando essa nova rotina.

🌞Oferecer opções saudáveis já não é suficiente, é preciso oferecer um cardápio saboroso e equilibrado. Informações sobre as propriedades dos alimentos pode ser um diferencial interessante;

🌞 A programação de lazer, além das atividades físicas comuns à diversos meios de hospedagem, podem incluir atividades que busquem o autoconhecimento e autocuidado

🌞 Promover a convivência também pode ser um caminho interessante. Atividades feitas para família e que possam gerar conexão é uma prática que além de promover o bem-estar fortalece a relação hotel x hóspede pois gera momentos inesquecíveis.


A Amo Estar Bem (
https://www.amoestarbem.com.br) mapeia e avalia meios de hospedagem focados no turismo de bem-estar, vale a pena conhecer os meios de hospedagem que fazem parte da plataforma para inspiração! 



2) Busca por momentos de diversão e celebração da vida

Relaxar e descansar continuam sendo a principal motivação de viagem, mas se divertir e celebrar a vida também aparecem com destaque. Contemplar somente não basta, depois de tanto tempo de privações as pessoas querem se sentir vivas e isso inclui fazer e participar de experiências e atividades que valham a pena!

Promova experiência e atividades que despertem sentimentos e emoções nas pessoas, pesquise o que está acontecendo em outras cidades e países, converse com seus parceiros atuais e busque novos parceiros e opções de atividades. Como inspiração veja algumas experiências interessantes que estão acontecendo por aí!




3) Interesse por destinos nacionais

Nesse momento de insegurança sanitária e econômica os destinos nacionais, principalmente de sol e praia, são os preferidos. As intenções de viagem internacionais esse ano são muito baixas, mas, aumentam em 2022. É hora de aproveitar a oportunidade e conquistar turistas que nem sempre escolhem o Brasil com destino.

A combinação produto de qualidade, prestação de serviço eficiente e funcionários atenciosos é certeira para a conquista de novos clientes em meios de hospedagem.

🏄 Verifique se é necessário e possível a realização de alguma melhoria estrutural no seu meio de hospedagem;

🏄 Reveja avaliações e certifique-se de que os problemas citados foram resolvidos;

🏄 Promova treinamentos e utilize ferramentas que possibilitem e instiguem a melhora no atendimento 

🏄 Mantenha contato com os hóspedes após o check-out, convide-os para voltar (Falamos sobre o pós-venda nesse artigo, vale a leitura!


Veja abaixo algumas sugestões de leitura para se preparar!





4) Preço e indicação são fortes motivadores

Promoção de vôos e hotéis são os principais motivadores para viagem, mas a satisfação de conhecidos também conta! É hora de investir em ações estratégicas de fortalecimento de relação e divulgação orgânica.

Preços atrativos são motivadores de viagens, mas promoções devem ser usadas de forma estratégica e cuidadosa. É importante conhecer muito bem a sua estrutura de custos e o seu ponto de equilíbrio (A Cris falou sobre isso na semana passada - Clique aqui para ler!)

A recomendação é que as promoções sejam feitas em períodos de baixa temporada onde a procura é menor. Em períodos de alta temporada, trabalhar com pacotes pode ser mais interessante. Agregue valor a sua hospedagem com uma programação atrativa, inclua tudo no seu custo e preço de venda e facilite o pagamento com parcelamentos e descontos por compra antecipada (a divisão por lotes, como acontece em show e eventos pode ser uma ótima estratégia). Na divulgação não esqueça de deixar claro o que está incluso e os seus diferenciais.

Sobre as recomendações, sabemos que hoje em dia elas nem sempre acontecem diretamente, mas sim via postagens em redes sociais. Então, incentive que o seu hóspede poste fotos com a sua hashtag e marcando o seu meio de hospedagem. Crie cenários instagramáveis, dê dicas para os hóspedes de pontos de foto, faça promoções e brincadeiras em que a postagem seja necessária. Não tem melhor propaganda!


5) Planos de viagem para o verão!

Com um cenário mais otimista, muitas pessoas já começam a planejar suas viagens para o segundo semestre de 2021 e primeiro semestre de 2022, aproveitando especialmente o verão.

Diferente do padrão que tínhamos até o momento, em que as viagens de carro eram preferidas, a pesquisa mostra que as viagens serão de avião para hotéis confortáveis em destinos de praia, serra/montanha e cidades do interior.

É o momento de aproveitar e se preparar para receber os hóspedes. Pense no seu público alvo e crie oportunidades de gerar momentos marcantes. Espero que as dicas e sugestões acima o ajudem nesse momento!

Para finalizar vou usar uma frase de Steve Jobs que fala sobre a importância de manter o foco.

“Pessoas acham que manter o foco é dizer sim para as coisas que você precisa fazer. Mas não é bem assim. Na verdade, significa dizer não para mais de outras 100 boas ideias. Você tem que escolher cuidadosamente. Eu tenho orgulho das coisas que eu não fiz e também das que eu fiz. Inovação é dizer não para 1.000 outras coisas e ideias.”
Fonte: The future Organization \ Tradução: Francine

Talvez nesse momento as ideias estejam borbulhando na sua cabeça, mas não esqueça que é preciso priorizar, pois nem sempre é possível fazer tudo! Faça um filtro considerando o perfil do seu público-alvo e a viabilidade de implantação. Escolha por onde começar e comece!

E se precisar de ajuda, lembre-se que estamos aqui!



Um abraço e até a próxima!

Fran

(Francine Dória é hoteleira, professora do Senac-SP e consultora para meios de hospedagem, conheça um pouco mais sobre ela e a BeMyGuest  clique aqui)



Referencias:

https://thefutureorganization.com/how-to-say-no-without-actually-saying-no/

https://newsletter.panrotas.com.br/conteudo/TravelLab/Insights%20II%20Viagens%20de%20Lazer%20Pocket.pdf


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe qual é a categoria do seu meio de hospedagem?

Por Francine Dória - 📖Tempo aproximado de leitura: 5 minutos Quando falamos em classificação hoteleira, talvez a primeira coisa que venha à nossa mente sejam as famosas estrelas. Mas você sabia que a classificação por estrelas não é mais uma classificação oficial? Em 2011, o Ministério do Turismo criou o Sistema Brasileiro de Classificação Hoteleira (SBClass) que tinha como objetivo avaliar meios de hospedagem de diversos tipos, considerando parâmetros de infra-estrutura e serviços pré-estabelecidos, e classificá-los com estrelas. Em 2018, por burocracias no processo de avaliação e por pouca procura (os hotéis não eram obrigados a se submeterem a classificação) o SBClass deixou de ser uma classificação oficial no Brasil. Apesar de não ser oficial, as estrelas ainda são uma forma simples para turistas identificarem a categoria de um meio de hospedagem, mas poucos sabem a diferença entre um hotel 3 ou 4 estrelas, apenas reconhecem que um hotel 4 estrelas deve ser melhor do que o 3 estre...

Você conhece o ponto de equilíbrio do seu meio de hospedagem?

  Por Maria Cristina Lahr Tempo de leitura: 8 minutos Ponto de equilíbrio, também chamado de ponto de ruptura, é um indicador de segurança de negócios (neste caso vamos falar dos meios de hospedagem) que indica qual deve ser a quantidade de unidades habitacionais vendidas para que seus custos e suas receitas se igualem,  eliminando assim os resultados negativos (prejuízos). Tentando simplificar um pouco, o ponto de equilíbrio é o valor que a empresa precisa ter de receita para cobrir suas despesas e não ter prejuízo. É o que se costuma chamar de “zero a zero” no palavreado popular. O cálculo do ponto de equilíbrio é relativamente simples, mas é necessário entender alguns conceitos e conhecer os dados financeiros da empresa em questão. No post de hoje, vou te ensinar a fazer esses cálculos que servirão para você elaborar o planejamento financeiro de sua empresa. O conhecimento do ponto de equilíbrio do hotel é um elemento estratégico para a sobrevivência econômica e para os est...

O líder como responsável por desenvolver pessoas nas empresas hoteleiras

  Por Maria Cristina Lahr Tempo de leitura: 5 minutos Se você já foi ou é líder de equipe eu te pergunto: Você se considera um bom líder? Me conta? Caso você seja liderado, há algum líder que você admira, que pode ser considerado inspiração para o decorrer da sua carreira? Por que? Dizem os especialistas que existem muitas diferenças entre um líder e um chefe? Você conhece essas diferenças? Quais são as principais funções de um gestor? No artigo de hoje vamos tentar responder essas perguntas e entender uma das mais importantes responsabilidades dos líderes: desenvolver pessoas.   Líder X chefe Chefes e líderes tem uma coisa em comum: ambos trabalham com pessoas. Ainda que exista essa semelhança, líderes e chefes diferem em dezenas de quesitos. Chefes mandam e fiscalizam. Líderes orientam, expiram, acompanham, ouvem e confiam em seus liderados.   Líderes valorizam as ideias dos colaboradores dizem: “vamos”. Lembro-me de um gestor de recepção em um dos meus ...