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Turismo de Lazer: 05 insights para a temporada 21/22

 Por Francine Dória - 📖Tempo aproximado de leitura: 4 minutos



Em 19 de agosto o projeto Travel lab, uma parceira da Mapie(https://www.mapie.com.br) e Panrotas (https://www.panrotas.com.br/), lançou a segunda edição do estudo “As Viagens em um Mundo Pós-Vacina - Insights para o Turismo”.

A pesquisa, feita com 1329 viajantes, traz além dos resultados na íntegra, alguns insights, as principais escolhas dos viajantes e a descrição das personas identificadas para os segmentos de lazer e corporativo.

No artigo do hoje vamos trazer algumas informações relevantes do estudo para o segmento de lazer. Veja abaixo um resumo comentado do que está por lá e algumas ideias e sugestões para o seu meio de hospedagem não ficar pra trás!


1) Foco na saúde e bem-estar

Os entrevistados confirmaram algo que já sentimos e vivenciamos: o aumento da preocupação com a saúde física e mental, bem-estar e tempo de qualidade com a família. Esses hábitos não devem mudar após a pandemia e os meios de hospedagem precisam estar atentos, promovendo e incentivando essa nova rotina.

🌞Oferecer opções saudáveis já não é suficiente, é preciso oferecer um cardápio saboroso e equilibrado. Informações sobre as propriedades dos alimentos pode ser um diferencial interessante;

🌞 A programação de lazer, além das atividades físicas comuns à diversos meios de hospedagem, podem incluir atividades que busquem o autoconhecimento e autocuidado

🌞 Promover a convivência também pode ser um caminho interessante. Atividades feitas para família e que possam gerar conexão é uma prática que além de promover o bem-estar fortalece a relação hotel x hóspede pois gera momentos inesquecíveis.


A Amo Estar Bem (
https://www.amoestarbem.com.br) mapeia e avalia meios de hospedagem focados no turismo de bem-estar, vale a pena conhecer os meios de hospedagem que fazem parte da plataforma para inspiração! 



2) Busca por momentos de diversão e celebração da vida

Relaxar e descansar continuam sendo a principal motivação de viagem, mas se divertir e celebrar a vida também aparecem com destaque. Contemplar somente não basta, depois de tanto tempo de privações as pessoas querem se sentir vivas e isso inclui fazer e participar de experiências e atividades que valham a pena!

Promova experiência e atividades que despertem sentimentos e emoções nas pessoas, pesquise o que está acontecendo em outras cidades e países, converse com seus parceiros atuais e busque novos parceiros e opções de atividades. Como inspiração veja algumas experiências interessantes que estão acontecendo por aí!




3) Interesse por destinos nacionais

Nesse momento de insegurança sanitária e econômica os destinos nacionais, principalmente de sol e praia, são os preferidos. As intenções de viagem internacionais esse ano são muito baixas, mas, aumentam em 2022. É hora de aproveitar a oportunidade e conquistar turistas que nem sempre escolhem o Brasil com destino.

A combinação produto de qualidade, prestação de serviço eficiente e funcionários atenciosos é certeira para a conquista de novos clientes em meios de hospedagem.

🏄 Verifique se é necessário e possível a realização de alguma melhoria estrutural no seu meio de hospedagem;

🏄 Reveja avaliações e certifique-se de que os problemas citados foram resolvidos;

🏄 Promova treinamentos e utilize ferramentas que possibilitem e instiguem a melhora no atendimento 

🏄 Mantenha contato com os hóspedes após o check-out, convide-os para voltar (Falamos sobre o pós-venda nesse artigo, vale a leitura!


Veja abaixo algumas sugestões de leitura para se preparar!





4) Preço e indicação são fortes motivadores

Promoção de vôos e hotéis são os principais motivadores para viagem, mas a satisfação de conhecidos também conta! É hora de investir em ações estratégicas de fortalecimento de relação e divulgação orgânica.

Preços atrativos são motivadores de viagens, mas promoções devem ser usadas de forma estratégica e cuidadosa. É importante conhecer muito bem a sua estrutura de custos e o seu ponto de equilíbrio (A Cris falou sobre isso na semana passada - Clique aqui para ler!)

A recomendação é que as promoções sejam feitas em períodos de baixa temporada onde a procura é menor. Em períodos de alta temporada, trabalhar com pacotes pode ser mais interessante. Agregue valor a sua hospedagem com uma programação atrativa, inclua tudo no seu custo e preço de venda e facilite o pagamento com parcelamentos e descontos por compra antecipada (a divisão por lotes, como acontece em show e eventos pode ser uma ótima estratégia). Na divulgação não esqueça de deixar claro o que está incluso e os seus diferenciais.

Sobre as recomendações, sabemos que hoje em dia elas nem sempre acontecem diretamente, mas sim via postagens em redes sociais. Então, incentive que o seu hóspede poste fotos com a sua hashtag e marcando o seu meio de hospedagem. Crie cenários instagramáveis, dê dicas para os hóspedes de pontos de foto, faça promoções e brincadeiras em que a postagem seja necessária. Não tem melhor propaganda!


5) Planos de viagem para o verão!

Com um cenário mais otimista, muitas pessoas já começam a planejar suas viagens para o segundo semestre de 2021 e primeiro semestre de 2022, aproveitando especialmente o verão.

Diferente do padrão que tínhamos até o momento, em que as viagens de carro eram preferidas, a pesquisa mostra que as viagens serão de avião para hotéis confortáveis em destinos de praia, serra/montanha e cidades do interior.

É o momento de aproveitar e se preparar para receber os hóspedes. Pense no seu público alvo e crie oportunidades de gerar momentos marcantes. Espero que as dicas e sugestões acima o ajudem nesse momento!

Para finalizar vou usar uma frase de Steve Jobs que fala sobre a importância de manter o foco.

“Pessoas acham que manter o foco é dizer sim para as coisas que você precisa fazer. Mas não é bem assim. Na verdade, significa dizer não para mais de outras 100 boas ideias. Você tem que escolher cuidadosamente. Eu tenho orgulho das coisas que eu não fiz e também das que eu fiz. Inovação é dizer não para 1.000 outras coisas e ideias.”
Fonte: The future Organization \ Tradução: Francine

Talvez nesse momento as ideias estejam borbulhando na sua cabeça, mas não esqueça que é preciso priorizar, pois nem sempre é possível fazer tudo! Faça um filtro considerando o perfil do seu público-alvo e a viabilidade de implantação. Escolha por onde começar e comece!

E se precisar de ajuda, lembre-se que estamos aqui!



Um abraço e até a próxima!

Fran

(Francine Dória é hoteleira, professora do Senac-SP e consultora para meios de hospedagem, conheça um pouco mais sobre ela e a BeMyGuest  clique aqui)



Referencias:

https://thefutureorganization.com/how-to-say-no-without-actually-saying-no/

https://newsletter.panrotas.com.br/conteudo/TravelLab/Insights%20II%20Viagens%20de%20Lazer%20Pocket.pdf


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