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Você sabe qual é a categoria do seu meio de hospedagem?

Por Francine Dória - 📖Tempo aproximado de leitura: 5 minutos


Quando falamos em classificação hoteleira, talvez a primeira coisa que venha à nossa mente sejam as famosas estrelas. Mas você sabia que a classificação por estrelas não é mais uma classificação oficial?

Em 2011, o Ministério do Turismo criou o Sistema Brasileiro de Classificação Hoteleira (SBClass) que tinha como objetivo avaliar meios de hospedagem de diversos tipos, considerando parâmetros de infra-estrutura e serviços pré-estabelecidos, e classificá-los com estrelas. Em 2018, por burocracias no processo de avaliação e por pouca procura (os hotéis não eram obrigados a se submeterem a classificação) o SBClass deixou de ser uma classificação oficial no Brasil.

Apesar de não ser oficial, as estrelas ainda são uma forma simples para turistas identificarem a categoria de um meio de hospedagem, mas poucos sabem a diferença entre um hotel 3 ou 4 estrelas, apenas reconhecem que um hotel 4 estrelas deve ser melhor do que o 3 estrelas, mas não sabem dizer exatamente o porquê. Além disso, muitas vezes, não imaginam que não existe mais um órgão regulatório oficial e que cada hotel pode se auto classificar, sem precisar passar por nenhuma auditoria.

Mas se a classificação por estrelas não é mais oficial, como os hotéis são classificados atualmente?

Uma forma de classificação que cresceu muito nos últimos anos é a classificação feita pelo próprio hóspede. Sites como TripAdvisor, Booking e Google permitem que o hóspede faça a sua avaliação da experiência e infra-estrutura do hotel gerando uma nota que permite que um meio de hospedagem se diferencie do outro. Falamos sobre isso recentemente no artigo abaixo.


Ainda assim, é importante levar em consideração que a avaliação do hóspede é experiencial e baseada na sua vivência e conhecimentos anteriores, o que nem sempre quer dizer que ele apresente um olhar técnico sobre a propriedade.

Por não ser técnico, esse é um tipo de classificação importante para turistas escolherem hospedagens, mas não deve ser considerado pelo empreendedor como único parâmetro para definição de concorrência, público-alvo e características do seu produto.

Quero dizer que não é porque um meio de hospedagem tem a mesma nota que você no TripAdvisor que ele passa a ser seu concorrente ou que o seu meio de hospedagem precise oferecer os mesmos serviços e estrutura. Tudo depende, na verdade, de quem é o seu público alvo e o que ele deseja. Já falamos também sobre esse assunto no artigo abaixo!


Baseado nesse olhar para o público-alvo, grandes redes hoteleiras normalmente segmentam o seus produtos em 03 categorias: Budget ou Econômico; Midscale ou Intermediário; Upscale ou Luxo;

Vamos conhecer um pouco mais sobre essas categorias a seguir:


Budget ou Econômico

Meios de Hospedagem econômicos foram desenvolvidos pensando no hóspede que vai ficar um curto período de tempo no destino e que durante a sua hospedagem usará muito pouco a estrutura hoteleira. No geral, esses hóspedes estão em busca de uma boa relação custo-benefício: ambiente limpo e seguro, boa localização e bom preço. Querem um lugar para dormir e tomar banho, não precisam de luxo e não usam os serviços do hotel.

Algumas características importantes destes hotéis:
⭐Localização central e com fácil acesso por transporte público;
⭐Normalmente são numerosos em quartos pois ganham no volume de vendas;
⭐Oferecem poucos serviços, mas existe a possibilidade de auto serviço. Ex.: Não tem restaurante, mas vendem produtos congelados e tem um micro-ondas na recepção; não tem mensageiro, mas disponibilizam ao hóspede carrinho de bagagem no mesmo estilo do aeroporto; O terceiro hóspede não tem custo adicional, mas o enxoval é entregue no check-in e o próprio hóspede arruma a sua cama;
⭐Poucos cargos e estrutura organizacional horizontal;
⭐Poucos funcionário e funcionários multitarefas;
⭐Quartos pequenos e funcionais;
⭐Tudo pensado para reduzir custos. Ex: decoração do quarto que não precise de limpeza, como adesivos e pintura na parede; como o hóspede não pode colocar nenhum item na conta, não é necessário fazer o check-out; não disponibilizam toalha de rosto, apenas de banho; poucos amenities, normalmente só o sabonete; não possuem frigobar e quando possuem está sempre vazio; não possuem telefone no quarto, apenas o interfone no hall do elevador e etc.

Existem ainda hotéis supereconômicos que levam essas características acima descritas ainda mais à risca.


Midscale ou Intermediário

O hóspede dessa categoria de hotel utiliza a estrutura e serviços do hotel, mas não faz questão de um ambiente luxuoso e/ou sofisticado. São pessoas com renda um pouco maior, que buscam conforto, mas que ainda não podem arcar com um hotel de luxo.

Algumas características importantes destes hotéis:
⭐Localização em bairros residenciais, nem sempre tão central como os econômicos;
⭐Quartos mais amplos, mas com decoração clean;
⭐Possuem restaurante e área de lazer e/ou eventos;
⭐Oferecem serviços como Mensageria e Room Service, mas com restrição de horário;
⭐Estrutura organizacional mais ampla, com mais cargos e funcionários;
⭐Atualmente são meios de hospedagem muito padronizados, mas estão sofrendo influência do estilo lifestyle e novas marcas e empreendimentos estão surgindo com mais tecnologia e interatividade, maior relação com o público local, serviços menos formais, espaços privados menores e foco nas áreas sociais.


Upscale ou Luxo

O público alvo dessa categoria de hotel são pessoas que valorizam luxo e sofisticação e mais do que hospedagem buscam experiência. Muitas vezes querem conhecer o hotel e não necessariamente o destino. São mais exigentes com estrutura física e equipamentos e querem serviços personalizados.

Algumas características importantes destes hotéis:
⭐Localizados em bairros de alto padrão;
⭐Muitas opções de serviço, sem muitas restrições e com possibilidade de personalização;
⭐Restaurantes reconhecidos, muitas vezes com chefs estrelados, e área de lazer completa
⭐Móveis e enxoval de alto padrão, normalmente com associação a marcas de luxo;
⭐Estrutura física ampla e com materiais de qualidade;
⭐Muitos detalhes na decoração e utilização de itens naturais como flores e frutas;
⭐Estrutura organizacional ampla, com cargos e atividades bem definidas e muitos funcionários.

Além do Upscale já encontramos no mercado hotéis Upper upscale, os chamados 06 estrelas, que tem um padrão de serviço e infraestrutura ainda mais elevado como é o caso do Hotel Tangará em São Paulo .

Na categoria luxo temos também os hotéis boutique, que são menores e por isso mais exclusivo e com algum apelo de arte e design em seu interior, como exemplo temos os hotéis Fasano e Emiliano e os hotéis Design que além de ambientes luxuosos e serviço de excelência proporciona uma experiência de design ao cliente, como é o caso do Unique.

Como consultora de meios de hospedagem, vejo que grandes redes têm essa segmentação bem definida, mas que pequenos meios de hospedagem têm dificuldade em entender essa divisão gerando uma disparidade entre: o que o público precisa e quer, serviços oferecidos e estrutura física.

Você conseguiu identificar o público do seu meio de hospedagem nas descrições acima? O seu hotel oferece estrutura e serviço condizentes com as suas necessidades? Será que algum serviço pode ser excluído ou incluído? Vale pensar em uma mudança nas UH´s para a próxima reforma?

Espero ter contribuído com o seu meio de hospedagem e se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, nós da BeMyGuest Hospitalidade estamos à disposição!

Um abraço e até a próxima!

Fran
(Francine Dória é hoteleira, professora do Senac-SP e consultora para meios de hospedagem, conheça um pouco mais sobre ela e a BeMyGuest clique aqui)


Referências:
https://www.hoteliernews.com.br/lifestyle-sera-o-fim-dos-midscale/




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