Por Maria Cristina Lahr
Tempo de leitura: 8 minutos
Ponto de equilíbrio, também chamado de ponto de ruptura, é um indicador de segurança de negócios (neste caso vamos falar dos meios de hospedagem) que indica qual deve ser a quantidade de unidades habitacionais vendidas para que seus custos e suas receitas se igualem, eliminando assim os resultados negativos (prejuízos).
Tentando simplificar um pouco, o ponto de equilíbrio é o valor que a empresa precisa ter de receita para cobrir suas despesas e não ter prejuízo. É o que se costuma chamar de “zero a zero” no palavreado popular.
O cálculo do ponto de equilíbrio é relativamente simples, mas é necessário entender alguns conceitos e conhecer os dados financeiros da empresa em questão.
No post de hoje, vou te ensinar a fazer esses cálculos que servirão para você elaborar o planejamento financeiro de sua empresa. O conhecimento do ponto de equilíbrio do hotel é um elemento estratégico para a sobrevivência econômica e para os estudos de formação de preços.
Conceitos necessários para o entendimento de ponto de equilíbrio:
Custos Fixos: são os custos do meio de hospedagem que se mantêm constantes, ou seja, aqueles que tendo ou não hóspedes você terá que honrar: aluguel, impostos, folha de pagamento dos funcionários fixos, depreciação (já falamos sobre a depreciação em um outro post, se você ainda não leu, clique aqui), água, luz, etc.
Custos variáveis: São aquelas despesas que você terá de acordo com o número de hóspedes que irá atender: despesas com insumos de café da manhã, lavanderia, manutenção, consumo de água, energia, materiais de limpeza etc. Vale ressaltar aqui que existe diferença entre o valor fixo de uma conta de água ou luz e o consumo de água e luz. A conta é a parte fixa e o consumo é o que varia de acordo com a quantidade utilizada.
Diária média: soma de todas as diárias pagas dividido pelo número de diárias vendidas.
Receita: Todo dinheiro que entra com a venda de produtos e serviços oferecidos pelo meio de hospedagem como diárias, almoço, jantar, telefonia, lavanderia, etc. Na semana passada, inclusive, a Fran escreveu um post muito interessante sobre como aumentar a receita do meio de hospedagem. Se você ainda não leu, clique aqui!
Quais dados ou resultados do hotel você precisa conhecer para calcular o ponto de equilíbrio:
Número de unidades habitacionais disponíveis: Unidades que estão à disposição para serem vendidas
Diária média: valor médio pelo qual as diárias foram vendidas em determinado período de tempo.
Custos fixos em determinado período de tempo
Custo variável por diária: despesas médias geradas com a ocupação de um apartamento ocupado por um dia.
Vou te dar um exemplo:
Imagine que a pousada Sol e Mar, com 30 unidades habitacionais, possui uma diária média de R$220,00. Sr. Carlos, o proprietário do negócio, calculou que no último mês a taxa de ocupação foi de 40%. Os números indicaram custos fixos de R$36.320,00 e custos variáveis de R$6.680,00. A receita operacional foi de R$82.270,00.
Vamos pensar a partir da seguinte fórmula:
N= F/(d-v)
Onde:
N= número de diárias para atingir o ponto de equilíbrio
F= custos fixos
d= valor da diária média
v= custo variável por diária
No caso da Pousada do senhor Carlos temos os seguintes números apurados:
Custos fixos: R$36.320,00
Valor da diária média: R$220,00
Custo variável total: R$6.680,00
Antes de continuarmos, precisamos dividir o custo variável total pelo número de UH vendidas para chegarmos ao custo variável por diária.
Sabendo que a pousada tem 30 UH e que 40% delas foram vendidas no último mês temos:
(30 unidades X 30 dias) X 0,4 =
900 x 0,4 = 360 unidades vendidas no mês
Então:
V= R$6.680,00/ 360 unidades
Chegamos a um valor de custo variável por diária de R$18,55
Voltando à fórmula original temos:
N = 36.320,00 / (220 – 18,55)
N = 36.320,00 / 201,45
N = 180, 29
Você pode estar me perguntando, Cris, o que esse número 180,29 significa?
Significa que Sr. Carlos precisou, neste mês, vender aproximadamente 180 UH (ou cerca de 20% de taxa de ocupação mensal da Pousada) para chegar ao ponto de equilíbrio, ou seja, não ter lucro nem prejuízo.
Fonte: https://www.carlosmartins.com.br/_bizplan/bizplan23.htm
Ao observarmos o gráfico acima, chegamos a conclusão que a Pousada Sol e Mar estaria na zona de prejuízo antes de vender 180 unidades, no ponto de equilíbrio com a venda de 180 unidades e na zona de lucro após a venda de 180 unidades.
Ok, Cris, mas o que eu faço com esse resultado?
A partir da apuração de alguns períodos do ponto de equilíbrio de seu meio de hospedagem você pode criar estratégias em relação aos preços de venda, analisar seus custos (será que eles podem ser reduzidos?) e assim garantir uma maior receita e consequentemente um melhor resultado financeiro.
E aí, achou muito difícil? Está com dificuldades em dividir seus custos entre fixos e variáveis?
Estamos à disposição e ficaremos muito felizes em ajudar seu meio de hospedagem a ter melhores resultados financeiros. Entre em contato com a gente através do email: bemyguesthospitalidade@gmail.com
Um abraço e até breve;
Cris
(Cris é hoteleira e designer de interiores, docente no SENAC e na Hotec e consultora na área - para saber mais sobre ela clique aqui)
Créditos da imagem: <a href='https://br.freepik.com/fotos/negocio'>Negócio foto criado por freepik - br.freepik.com</a>
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