Pular para o conteúdo principal

Postagens

Recrutamento e seleção em Meios de Hospedagem

  Por Maria Cristina Lahr Te mpo de leitura: 6 minutos No artigo do dia 04 de abril falamos sobre a descrição de cargos (se você ainda não leu clique aqui ). Vimos a importância de estabelecer as regras antes do início do jogo, ou seja, de especificar as atividades, responsabilidades, competências e atribuições do cargo antes mesmo do colaborador ser contratado. Seguindo neste tema de gestão de pessoas, hoje falaremos sobre o recrutamento e a seleção de pessoal. Trata-se de um assunto que também causa muitas dúvidas nos empregadores hoteleiros. Você que nos lê já deve ter se perguntado mais de uma vez: como faço para contratar bons colaboradores, profissionais que, de fato, vestem a camisa?  Obviamente a resposta a essa pergunta não é tão simples e fácil de ser respondida, mas no post de hoje vamos refletir sobre isso para que seu trabalho seja então facilitado. Vamos juntos? Todos sabemos que os processos de recrutamento e seleção necessitam de um bom empenho de tempo...

Vamos divertir - Ideias de atividades para a Páscoa e Feriados!

Escrito por Francine Dória  ⌚  Tempo de Leitura: 04 minutos Olá Hoteleiros, tudo bem?! Estamos em abril, um mês com 02 feriados, o que deixa qualquer hoteleiro bem animado. Mas feriados não significam só mais receita e hotel lotado, é importante que olhemos esse momento como uma oportunidade de iniciar relacionamento com novos clientes e gerar divulgação espontânea. Para além das taxas de ocupação, precisamos pensar na experiência dos nossos hóspedes e em como gerar momentos marcantes que reverberem em indicações, postagens e retornos. Bom atendimento, quarto limpo e confortável, ambiente agradável e estrutura de lazer é comodity, o mínimo que um meio de hospedagem de lazer deve oferecer. Você já pensou o que tem feito além disso? No segundo semestre do ano passado, a Travel Lab (uma parceria da Panrotas com a Mapie), fez uma pesquisa muito interessante sobre o mundo de viagens pós vacina. Falamos mais sobre essa pesquisa esse artigo ( Turismo de Lazer: 05 insights para a temp...

Descrição de cargo - regras estabelecidas antes do início do jogo

  Por Maria Cristina Lahr Tempo de leitura⌚: 7 minutos Muitos donos de meios de hospedagem e gestores da área me perguntam sobre a dificuldade na contratação de mão-de-obra. Queixam-se de colaboradores que não “vestem a camisa” da empresa e lamentam a falta de comprometimento dos funcionários. Em meio a esses desabafos eu sempre questiono sobre as regras do jogo: - Seu colaborador sabe para que tarefas foi contratado? - Ele conhece as responsabilidades que precisa ter e as entregas que precisa fazer quando assume o cargo?   - Ele conhece as atribuições do cargo e as competências necessárias para ocupar aquela função? As respostas à essas perguntas costumam ser confusas e truncadas e eu quase sempre chego à conclusão que a empresa não possui a descrição dos cargos que disponibiliza e que, ainda assim, desejam ocupar suas vagas com colaboradores que são entusiasmados e comprometidos. No post de hoje falarei um pouco sobre a descrição de cargos, um documento de gestão...

O que avaliar quando o assunto é preço – Um caso prático

Escrito por Francine Dória ⌚ Tempo de leitura: 10 minutos No último artigo do dia 14/03 falamos sobre alguns aspectos do mercado hoteleiro que justificam a importância de trabalhar preços estrategicamente (se você ainda não leu, clique aqui ). E agora, vamos aprofundar o conceito de precificação com o intuito de auxiliar você, empreendedor, nesse quesito que é um dos mais difíceis para qualquer negócio. Hoje, na segunda parte da nossa série, vamos olhar para a precificação de forma mais prática, considerando os custos envolvidos na prestação de serviço, o lucro pretendido, a concorrência e a percepção de valor do cliente e para isso vamos ver como aplicamos 03 importantes aspectos que devem ser considerados na definição de preço: ⭐A receita gerada deve ser capaz de pagar custos fixos e variáveis e gerar ao dono do empreendimento o lucro pretendido ⭐O preço de venda deve ser atrativo para o cliente e formado após análise de mercado e concorrência ⭐A quantidade necessária de venda par...

Hospitalidade Virtual

  Por Maria Cristina Lahr Tempo de leitura: ⌚7 minutos Há quase um ano atrás falamos sobre hospitalidade aqui no blog (se você ainda não leu clique aqui ). Evidenciamos os tempos da hospitalidade (Receber, hospedar, alimentar, entreter e despedir-se) e sugerimos, além de fontes para leitura, aplicações para o dia a dia de um meio de hospedagem. Hoje quero falar um pouco sobre as esferas onde a hospitalidade acontece (ou ao menos deveriam acontecer) e vou voltar minha atenção à hospitalidade virtual. Hospitalidade doméstica: é aquela que acontece em âmbito familiar quando recebemos amigos para um jantar de aniversário, por exemplo, ou quando parentes vem nos visitar e se hospedam em nossa residência. Essa hospitalidade é aquela que aprendemos com nossos pais e avós. Nos preparamos separando lençóis cheirosos, planejando um cardápio que agrade a família e pensando em atividades para usarmos nosso tempo juntos.  Hospitalidade Pública: esta, considero ainda um pouco longe da re...

06 razões para trabalhar preço estrategicamente em seu meio de hospedagem

Francine Dória - Tempo de leitura: 03 minutos A definição de preço talvez seja a tarefa que mais provoque dúvidas e incertezas para empreendedores de todos os tipos de negócios. E na hotelaria não seria diferente. Hoje iniciamos uma série de artigos que vão ajudar você empreendedor a pensar sobre o preço do seu produto e serviço, trazendo aspectos que devem ser levados em consideração e estratégias que podem ser utilizadas. Para começar, vamos falar de 06 características do nosso setor que afetam a política de precificação de meios de hospedagem, demonstrando que a aplicação de um preço fixo é inviável e que cada vez mais precisamos levar em consideração a necessidade de agirmos estrategicamente quando falamos de preço, acompanhando o movimento do mercado e focando sempre na maximização de receitas. ➕ Sazonalidade, Variabilidade e Vulnerabilidade da demanda: A demanda hoteleira é afetada pelo período da hospedagem (verão, inverno, férias escolares, final de semana, dia de semana e e...

A importância de criar e seguir padrões nos meios de hospedagem

  Por: Maria Cristina Lahr ⌚ Tempo de leitura: 7 minutos     Já aconteceu com você? - Você chega em um restaurante e vê um prato lindo e apetitoso na mesa vizinha e pensa: vou querer um igual a esse. Faz a solicitação ao garçom e quando seu pedido chega ele não parece tão apetitoso e a porção do acompanhamento é nitidamente menor; -Um amigo te indica uma pousada na praia e diz que foi extremamente bem atendido e que ficou muito satisfeito com a hospitalidade dos colaboradores e proprietários. Você que estava mesmo com vontade de pegar uma praia reserva um final de semana na mesma pousada e quando chega lá não era tudo aquilo... o atendimento foi sofrível e os funcionários e proprietários estavam afobados e nem olharam para sua cara;  - Você passou as férias passadas em um hotel simples em um ambiente rural e se encantou com o café da manhã servido no meio de hospedagem: suco de frutas do pomar, geleias, queijos e pães caseiros, omeletes com ovos caipir...