Pular para o conteúdo principal

Vamos divertir - Ideias de atividades para a Páscoa e Feriados!

Escrito por Francine Dória ⌚ Tempo de Leitura: 04 minutos



Olá Hoteleiros, tudo bem?!

Estamos em abril, um mês com 02 feriados, o que deixa qualquer hoteleiro bem animado.

Mas feriados não significam só mais receita e hotel lotado, é importante que olhemos esse momento como uma oportunidade de iniciar relacionamento com novos clientes e gerar divulgação espontânea. Para além das taxas de ocupação, precisamos pensar na experiência dos nossos hóspedes e em como gerar momentos marcantes que reverberem em indicações, postagens e retornos.

Bom atendimento, quarto limpo e confortável, ambiente agradável e estrutura de lazer é comodity, o mínimo que um meio de hospedagem de lazer deve oferecer. Você já pensou o que tem feito além disso?

No segundo semestre do ano passado, a Travel Lab (uma parceria da Panrotas com a Mapie), fez uma pesquisa muito interessante sobre o mundo de viagens pós vacina. Falamos mais sobre essa pesquisa esse artigo (Turismo de Lazer: 05 insights para a temporada 21/22) mas hoje quero trazer em destaque algumas informações deste estudo:

63,12% dos entrevistados querem se divertir
65,59% tiveram mais momentos de qualidade com a família neste período de pandemia.
79,74% pretendem continuar investindo em tempo de qualidade juntos.
50,98% querem celebrar a vida e os momentos.

O que você tem feito no seu meio de hospedagem para gerar momentos de diversão, para incentivar que seus hóspedes celebrem a vida e para proporcionar tempo de qualidade com a família?

Precisamos nos preocupar com a experiência e memórias que estamos gerando.

Hoje vamos trazer de uma forma prática algumas ideias de atividades que podem ser feitas com esse objetivo para os dois próximos finais de semana. Preparados, vamos lá?!

Para o feriado de Páscoa, além das ações clássicas, como almoço temático, caça ao tesouro de ovos com a criançada e a equipe de recreação, aparição do coelhinho, vão aí algumas outras sugestões!

👀Caça aos ovos – vamos dar uma roupagem nova à velha brincadeira de achar ovos de páscoa? Esconda chocolates em lugares inusitados de dentro do quarto (gaveta, cofre, banheiro por exemplo) e crie uma linda cartinha de boas-vindas avisando das surpresas e incentivando a busca!
👀Oficina de ovo de páscoa – e que tal um delicioso momento em família confeccionando ovos de páscoa? Essa atividade além de muita diversão gera também muitas fotos e lembranças gostosas!
👀Harmonização de vinhos com chocolate – o programa é para os adultos, mas pode ter certeza que eles vão sair felizes como crianças. Não esqueça de pensar em uma programação no mesmo horário para as crianças, assim os pais podem ter um momento só deles.
👀Ação social – e como seria bom reservar um pedacinho desse feriado feliz para fazer o bem. Vale distribuição de ovos com a participação dos hóspedes, arrecadação de incentivos e contribuições, arrecadação de roupas e brinquedos e etc...

E agora algumas outras ideias para o feriado de Tiradentes ou qualquer outro feriado ou final de semana do ano

👀Café da manhã piquenique – Pense na cena: gramado verdinho, sol ainda não muito forte, sombra de árvores, toalha xadrez e uma cesta caprichada preparada com todo o carinho. Tem como não amar?
👀 Por do Sol com vinho – Uma caminhada até o melhor lugar de observação, uma pessoa especial ao lado, um especialista na região e em vinhos conduzindo a atividade e está feito. Momento marcante criado! Essa é mais uma sugestão de atividade para os adultos e por isso não se esqueça que muitos estão com crianças e programe uma atividade para o mesmo horário.
👀Plantar uma árvore – Todo mundo precisa plantar uma árvore uma vez na vida, não é isso que se diz?! E que legal pode ser proporcionar esse momento aos hóspedes, sem contar que ainda é possível convidá-lo para retornar para acompanhar o crescimento.
👀Festa surpresa – Imagina receber um e-mail do hotel solicitando que traga uma peça de roupa branca para uma surpresa e quando chegar no hotel descobrir que se trata de uma festa, ou então receber um kit no quarto pedindo para que o hóspede se prepare para uma festa inesperada. O fator surpresa tem tudo para chamar atenção! Para realizar essa ação é preciso conhecer bem o seu público, nem sempre precisa ser uma festa, pode ser um momento de happy hour, um almoço, um jantar e etc.
👀Cardápios com os pratos preferidos de hóspedes – imagina que legal, você chega no buffet de almoço e encontra a seguinte descrição no prato "Lasanha - prato preferido da hóspede Francine”, emociona né?! Nem sempre é possível contemplar todos os hóspedes, mas pode rolar até mesmo uma votação na saída do restaurante: Que prato você quer no almoço de amanhã?

Espero que tenha gostado das sugestões e que já esteja pensando como operacionalizá-las no seu meio de hospedagem! Mas, antes de me despedir gostaria de deixar algumas dicas e observações:

😎Tenha e conte com uma equipe de recreação, mas não deixe a diversão só por conta deles, envolva os outros setores nas atividades.
😎Essas atividades não precisam ser oferecidas gratuitamente, entenda o seu público e os seus custos e pense em um valor atrativo.
😎Essas são atividades genéricas, dependendo do seu perfil de meio de hospedagem é possível trazer diversas outras, então invista em conhecer e entender o seu público e envolva os seus funcionários nesse processo!

E você já sabe, se precisa da gente com ideias e sugestões, estamos aqui!

Siga nossa página no Instagram @bemyguesthospitalidade ou se preferir nos mande um e-mail bemyguesthospitalidade@gmail.com

Um abraço e até a próxima!

Fran

(Francine Dória é hoteleira, professora do Senac-SP e consultora para meios de hospedagem, conheça um pouco mais sobre ela e a BeMyGuest  clique aqui)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o ponto de equilíbrio do seu meio de hospedagem?

  Por Maria Cristina Lahr Tempo de leitura: 8 minutos Ponto de equilíbrio, também chamado de ponto de ruptura, é um indicador de segurança de negócios (neste caso vamos falar dos meios de hospedagem) que indica qual deve ser a quantidade de unidades habitacionais vendidas para que seus custos e suas receitas se igualem,  eliminando assim os resultados negativos (prejuízos). Tentando simplificar um pouco, o ponto de equilíbrio é o valor que a empresa precisa ter de receita para cobrir suas despesas e não ter prejuízo. É o que se costuma chamar de “zero a zero” no palavreado popular. O cálculo do ponto de equilíbrio é relativamente simples, mas é necessário entender alguns conceitos e conhecer os dados financeiros da empresa em questão. No post de hoje, vou te ensinar a fazer esses cálculos que servirão para você elaborar o planejamento financeiro de sua empresa. O conhecimento do ponto de equilíbrio do hotel é um elemento estratégico para a sobrevivência econômica e para os estudos de f

Você sabe qual é a categoria do seu meio de hospedagem?

Por Francine Dória - 📖Tempo aproximado de leitura: 5 minutos Quando falamos em classificação hoteleira, talvez a primeira coisa que venha à nossa mente sejam as famosas estrelas. Mas você sabia que a classificação por estrelas não é mais uma classificação oficial? Em 2011, o Ministério do Turismo criou o Sistema Brasileiro de Classificação Hoteleira (SBClass) que tinha como objetivo avaliar meios de hospedagem de diversos tipos, considerando parâmetros de infra-estrutura e serviços pré-estabelecidos, e classificá-los com estrelas. Em 2018, por burocracias no processo de avaliação e por pouca procura (os hotéis não eram obrigados a se submeterem a classificação) o SBClass deixou de ser uma classificação oficial no Brasil. Apesar de não ser oficial, as estrelas ainda são uma forma simples para turistas identificarem a categoria de um meio de hospedagem, mas poucos sabem a diferença entre um hotel 3 ou 4 estrelas, apenas reconhecem que um hotel 4 estrelas deve ser melhor do que o 3 estre

A "fada" camareira e o hóspede que sempre tem razão. Será?

  Por Maria Cristina Lahr Tempo de leitura: 6 minutos Acho que já cometei por aqui que sou apaixonada pela governança. Gosto desse lado “bastidores” da hotelaria. Mas, não poderia ser diferente, algumas coisas nesse meio me incomodam bastante. A camareira/arrumador muitas vezes é tida (o) como “fada” já que quase não é vista (o), mas resolve grandes questões: o hóspede sai do quarto todo bagunçado, sujo e, PLIM, quando volta está tudo no seu devido lugar. Existe muito a se refletir sobre esse primeiro parágrafo e eu convido você que é hóspede, camareira/ arrumador, gestor de governança ou proprietário de meios de hospedagem a me acompanhar nesta reflexão.   A camareira/arrumador deve mesmo ser invisível? Por muito tempo escutei sobre a invisibilidade desse profissional. Sempre me pego pensando no perfil de uma boa camareira/ arrumador: ela (e) deve ser discreta (o), já que entra na intimidade dos hóspedes, deve evitar fazer barulhos, já que os clientes da hotelaria muitas vezes