Por:
Maria Cristina Lahr
⌚ Tempo de leitura: 7 minutos
Já aconteceu com você?
- Você chega em um
restaurante e vê um prato lindo e apetitoso na mesa vizinha e pensa: vou querer
um igual a esse. Faz a solicitação ao garçom e quando seu pedido chega ele não
parece tão apetitoso e a porção do acompanhamento é nitidamente menor;
-Um amigo te indica
uma pousada na praia e diz que foi extremamente bem atendido e que ficou muito
satisfeito com a hospitalidade dos colaboradores e proprietários. Você que
estava mesmo com vontade de pegar uma praia reserva um final de semana na mesma
pousada e quando chega lá não era tudo aquilo... o atendimento foi sofrível e
os funcionários e proprietários estavam afobados e nem olharam para sua cara;
- Você passou as
férias passadas em um hotel simples em um ambiente rural e se encantou com o
café da manhã servido no meio de hospedagem: suco de frutas do pomar, geleias,
queijos e pães caseiros, omeletes com ovos caipiras e flores do campo
enfeitando as mesas. Nestas férias você resolve repetir a dose. Efetua uma
reserva e cansada, chega ao hotel esperando um café da manhã tão maravilhoso
quanto o de outrora. Acontece que agora são servidos sucos de caixinha,
torradinhas embaladas e não há nem sombra daquelas geleias maravilhosas;
Se alguma dessas
situações (ou algo parecido) já aconteceu com você ou com seus conhecidos vocês
já se depararam com um problema bem recorrente na hotelaria e na restauração: a
falta de padrões. No post de hoje vou explicar para você a importância de
estabelecer e seguir padrões. Falaremos também, que produtos padronizados não
precisam indicar um engessamento no atendimento. É perfeitamente possível
manter padrões de serviços e atender seus hóspedes de maneira personalizada.
Definição
de padrão
A palavra padrão é
definida no dicionário como sendo “base de referência que é usada para
determinar as qualidades ou características de alguma coisa”.
Ter um padrão
significa ter uma forma de fazer determinada coisa para que o resultado seja
sempre o mesmo, evitando surpresas, reclamações e retrabalho por parte dos
profissionais envolvidos.
O
que podemos padronizar na operação do meio de hospedagem
- Processos
de reservas e recepção: Faça os registros das etapas - passo a passo do
atendimento. Esse apontamento favorece o treinamento de novos funcionários e
garante qualidade e agilidade. É importante cuidar, porém, que o atendimento
seja fluido e por isso é a sugestão é registrar etapas e não falas, definir um
script pode resultar em um atendimento engessado e robótico.
Embora os processos
sejam burocráticos é necessário ter a consciência que hóspedes são seres
humanos únicos e que, normalmente, têm necessidades individuais que, muitas
vezes, podem e devem ser atendidas. Sendo assim, apesar dos processos padrão, o
atendimento é personalizado. Já falamos aqui no blog sobre atendimento (se você
ainda não leu clique aqui,
ou
aqui e ainda
aqui.
-Processos de
limpeza: os procedimentos operacionais padrão (Pops) são documentos que
explicam detalhadamente a forma de realizar determinadas operações. No caso do
setor da limpeza, esses registros são indispensáveis para minimizar erros e
garantir os processos de higienização e a segurança para os hóspedes e
colaboradores do meio de hospedagem. Sabemos da grande rotatividade que o setor
apresenta (principalmente na governança). Criar esses POPs e treinar os
colaboradores para que eles sejam realizados da forma adequada é fundamental
para garantir a qualidade apesar da troca frequente de colaboradores.
- Unidades
habitacionais: por mais que você tenha vários tipos de UH em seu meio de
hospedagem é preciso que cada uma delas tenha um padrão. Exemplo: todas as
unidades que possuem uma cama de casal têm enxoval composto por: 1 protetor de
colchão, 2 lençóis, 4 travesseiros, 4 protetores de travesseiro, 4 fronhas e 1
manta de microfibra, 2 toalhas de banho, 2 toalhas de rosto e 1 toalha de piso.
Os apartamentos luxo poderão ter, além do padrão inicial, peseira, saia de cama
e dois roupões. Você pode me perguntar qual é a vantagem de padronizar o
enxoval do quarto?
Seguir o padrão
facilita a montagem e a supervisão do apartamento, facilita no controle e
contagem do inventário, diminui o retrabalho dos funcionários e minimiza as
reclamações.
Créditos da foto:
<a href='https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/luxo'>Luxo foto
criado por lifeforstock - br.freepik.com</a>
- Pratos do
cardápio: Vamos voltar aos nossos exemplos: no caso do restaurante, é
de suma importância que o mesmo prato do cardápio seja servido aos diferentes
clientes com a mesma quantidade de acompanhamento e sempre com a mesma “cara”.
Além de não causar decepção aos seus comensais, se há padrão é possível
calcular os custos do prato (e consequentemente controlar o estoque) com maior
facilidade e precisão.
Para padronização de
pratos do cardápio do restaurante, bar, room service, utilizamos documentos
como a ficha técnica (com quantidades e modo de preparo detalhado) e a foto da
apresentação do alimento. Não importa quem é o cozinheiro ou copeiro que está
no plantão. O produto tem que ser entregue dentro do mesmo padrão.
Créditos
da foto: <a
href='https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/alimento'>Alimento foto
criado por timolina - br.freepik.com</a>
Obviamente que só
padronizar seus serviços não vai garantir que seu hóspede saia feliz e
fiel a seu meio de hospedagem. Você precisa ouvi-lo para descobrir o que seu
hotel ou posada tem de melhor. Se seu café da manhã é reconhecido, se o forte
nas pesquisas de satisfação de seus hóspedes é a qualidade da limpeza ou do
atendimento, procure manter esse padrão de excelência. Não deixe a peteca cair!
Isso também não quer dizer que todos os dias você servirá as mesmas geleias e
os mesmos sucos com as frutas do seu pomar. É preciso estar atento às inovações
e também aos seus concorrentes. Observe, estude, frequente as feiras do setor,
inove e crie!
Agora, faça uma
reflexão e conte pra gente:
Você sabe o que seu
hóspede tem falado do seu meio de hospedagem?
Quais são os padrões
estabelecidos no seu meio de hospedagem?
Você tem os
procedimentos operacionais padrão (POPs) de limpeza do seu meio de hospedagem?
Seus colaboradores
conhecem os POPs e sabem executá-los?
O atendimento do seu
meio de hospedagem é personalizado apesar dos padrões burocráticos?
Se você tem dúvidas em
como criar POPs, como manter sua equipe eficiente apesar da rotatividade ou se
tem dificuldades em saber o que seu hóspede acha do seu meio de hospedagem
entre em contato conosco por e-mail
ou através dos comentários. Podemos te ajudar através das nossas mentorias,
consultorias, treinamentos e outros serviços.
Estamos
à disposição;
Um abraço: Cris
Maria Cristina Lahr, a Cris, é hoteleira, professora do SENAC Aclimação e Hotec, dá treinamentos e e é
consultora nos negócios de hospitalidade. Saiba mais sobre ela no BeMyGuest, acessando o link.
Comentários
Postar um comentário
E aí, gostou? Compartilhe conosco a sua opinião!