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06 razões para trabalhar preço estrategicamente em seu meio de hospedagem

Francine Dória - Tempo de leitura: 03 minutos



A definição de preço talvez seja a tarefa que mais provoque dúvidas e incertezas para empreendedores de todos os tipos de negócios. E na hotelaria não seria diferente. Hoje iniciamos uma série de artigos que vão ajudar você empreendedor a pensar sobre o preço do seu produto e serviço, trazendo aspectos que devem ser levados em consideração e estratégias que podem ser utilizadas.

Para começar, vamos falar de 06 características do nosso setor que afetam a política de precificação de meios de hospedagem, demonstrando que a aplicação de um preço fixo é inviável e que cada vez mais precisamos levar em consideração a necessidade de agirmos estrategicamente quando falamos de preço, acompanhando o movimento do mercado e focando sempre na maximização de receitas.

Sazonalidade, Variabilidade e Vulnerabilidade da demanda: A demanda hoteleira é afetada pelo período da hospedagem (verão, inverno, férias escolares, final de semana, dia de semana e etc), é variável a fatores diversos como clima e ofertas de outros parceiros como cias aéreas, por exemplo, e muito vulnerável a eventos econômicos e políticos, como crises financeiras, guerras e pandemias e por isso precisamos ganhar o máximo possível quando a demanda está alta.

Natureza perecível do produto e capacidade fixa: Não podemos armazenar quartos para vender depois em períodos de baixa demanda, assim como não conseguimos facilmente aumentar a oferta (construir quartos) em períodos de alta demanda e por isso não podemos perder oportunidades de venda. Toda venda perdida custa!

Alto custo fixo: Os custos fixos da hotelaria são altos e um quarto que deixa de ser vendido consome grande parte da receita de outro que foi vendido, por isso muitas vezes é mais vantajoso alugar quartos a um custo relativamente baixo do que deixá-los vazios.

Flutuações de custos: Existe certa imprevisibilidade da flutuação de custos devido principalmente à taxas de câmbio e é necessário agir rápido aumentando os preços nesses casos, evitando prejuízos futuros.

Guerra de preços e preços baixos: O excesso de oferta em alguns períodos pode levar a redução de preços para conseguir mais hóspedes, essa é uma estratégia arriscada e que pode gerar grande perda de lucros. É muito importante que o empreendedor tenha claro e atualizado quais são os seus custos para que a redução de preço seja usada de forma estratégica, dentro de limites seguros e favorecendo ampliação da demanda regional e não apenas o aumento da demanda pontual de um meio de hospedagem;

Total de compras do consumidor: Às vezes vale a pena oferecer uma tarifa menor se há possibilidade de aumentar o ticket médio com a venda de outros produtos e serviços oferecidos pelo estabelecimento. Já falamos sobre isso em um outro artigo (clique aqui para acessar);

Para finalizar é importante ressaltar que todas essas variações de preço só são possíveis baseadas em dados e estudos de mercado e que o empreendedor precisa ter muito claro três aspectos para começar:

❕ Quem é o seu público e qual a sua relação com o preço;
❕ Características do seu produto/serviço: pontos de destaque e necessidades de melhorias;
❕ Levantamento e acompanhamento de custos permanente;
❕ Monitoramento da concorrência;

Mas esse é assunto para um próximo artigo!

Caso tenha dúvidas sobre precificação e gerenciamento de receita e queira entrar em contato conosco escreva um comentário ou e-mail (bemyguesthospitalidade@gmail.com). Vamos ficar felizes em responder.

Além disso, agora você pode ter acesso a especialistas de mercado para tirar dúvidas e discutir ideias através das nossas mentorias gratuitas. Siga a nossa página no Instagram (@bemyguestospitalidade) e se inscreva.

Um Abraço,

Fran

(Francine Dória é hoteleira, professora do Senac-SP e consultora para meios de hospedagem, conheça um pouco mais sobre ela e a BeMyGuest clicando aqui!)

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