Por Maria Cristina Lahr
Tempo de leitura: 8 minutos
Na semana passada, a Macher e a Opinion Box liberaram uma pesquisa inédita (clique aqui para ver a pesquisa na íntegra) que mapeia o perfil atual do turista brasileiro e conclui que “o brasileiro está muito ansioso para voltar a viajar e já está se preparando para isso”.
A pesquisa foi feita no período de 28 de julho a 5 de agosto de 2021 com 2.070 entrevistados que tinham o costume de viajar pelo menos uma vez ao ano antes da pandemia.
No artigo de hoje falaremos um pouco sobre os resultados dessa pesquisa e faremos uma análise sobre o que é possível fazer para atrair e encantar esse público.
A Fran fez uma análise de uma outra pesquisa importante no post de 30 de agosto (se você não leu, leia aqui). A ideia é que podemos somar essas informações para criar estratégias e tomarmos decisões a respeito deste momento tão singular na história do turismo e da hotelaria.
Venha com a gente e desfrute dessas informações!
Mulheres (53%) de 30 a 49 anos (48%), moradores da região sudeste do Brasil (49%) das classes C, D e E (81%)
O que esses dados podem nos dizer?
Mulheres entre 30 a 49 anos já são a maioria das pessoas que costumam viajar! A região sudeste continua sendo a grande emissora de viajantes seguida pela região nordeste (23%). Classes A e B representam apenas 19% dos viajantes. O que seu meio de hospedagem pode fazer com esses dados? Estude esse público, converse com eles, entenda suas preferências, desejos e necessidades.
Segundo o blog Tão Feminino alguns hotéis pelo mundo tem serviços exclusivos para hóspedes mulheres. Veja alguns exemplos de serviços/mimos, e,observe que interessante, será que isso pode inspirar as ações do seu meio de hospedagem?
empréstimo de chapinha e babyliss
incluir nas amenidades produtos como: removedor de esmaltes, lixa de unha e pinça
Serviço de vinhos no lobby no fim da tarde
Espelho de maquiagem
Serviço de quarto feito por mulheres
Pantufas de tamanhos menores
Flores naturais
Cabides adequados para saias
Tapetes de yoga disponíveis na UH
Pacotes que incluem serviço de massagem, manicure e spa
Andar exclusivo para mulheres com decoração diferenciada
Durante a pandemia 40% dos hóspedes não fizeram nenhuma viagem
Acostumados a viajar pelo menos uma vez ao ano, de fevereiro de 2020 até a data da pesquisa, mais de um terço dos entrevistados não fez nenhuma viagem de lazer. Entre aqueles que viajaram, a maioria optou pelas viagens de curta distância feitas de carro. Ou seja, as pessoas que já viajavam, estão loucas para voltar a viajar! É um excelente momento para vender. Mas lembre-se, mais que vender, temos que nos preparar para receber e encantar esses viajantes para que eles se tornem hóspedes frequentes.
54% dos entrevistados pretendem fazer uma viagem nos próximos doze meses e a maioria deles deseja visitar um estado diferente do que reside
59% dos turistas ouvidos já deixaram de lado a insegurança em relação às viagens de avião, sendo assim, a notícia é boa não só para os meios de hospedagem dos estados do sudeste do país (que são os maiores emissores de viajantes) mas também para as outras regiões do Brasil.
Os meios de hospedagem comerciais preferidos pelo público são os Resorts e Hotéis, seguido pelas Pousadas e pelas casas de aluguel por temporada.
Podem ir preparando os pacotes (se quiser saber mais sobre pacote e promoção leia esse texto) - porque 41% dos questionados pretendem viajar no ano novo. As praias do Nordeste, Rio de Janeiro e Gramado constam como os destinos mais cotados por esses viajantes nesta época.
Entre os entrevistados que não pretendem viajar ou ainda não decidiram sobre a possibilidade de viajar, alguns motivos importantes:
Não consideram seguro devido à pandemia
Não têm dinheiro para investir em viagens
Não pensou sobre isso até o momento
Estes dados significam que os meios de hospedagem, em pelo menos dois desses três motivos, conseguem intervir, seja caprichando nos protocolos de higienização (e na comunicação efetiva desses protocolos) seja trabalhando a propaganda e o marketing para movimentar os indecisos.
56% dos viajantes já decidiram o destino
Isso quer dizer que você ainda pode conquistar 44% dos hóspedes que pretendem fazer viagens no próximo ano, mas que ainda estão pesquisando locais ou que ainda não começaram a planejar a próxima viagem. É muito importante que você pense em como está seu site, suas redes sociais, seus canais de comunicação e como você tem distribuído suas unidades nos canais de distribuição, sabe por que?
21% dos entrevistados buscam os meios de hospedagem através de sites e aplicativos como Decolar e Kayak
19% pelo Google
18% pelo site do meio de hospedagem
14% pelo AirBnB
Além disso, 46% dos viajantes procuram informações sobre o destino desejado no Instagram! Então, mãos à obra, se você não tem dado muita atenção às suas redes sociais, a hora é agora.
Duas informação que me chamaram muita atenção na pesquisa: 44% dos entrevistados declararam que dão um jeito de viajar mesmo quando estão com o orçamento apertado e 62% chegaram a conclusão, após esse período de restrições sociais por conta da pandemia, que gastar dinheiro com viagens vale mais a pena que comprar bens materiais.
Sobre os fatores decisivos para a escolha dos destinos
Fonte: https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms%2Ffiles%2F7540%2F1631793182Pesquisa_Perfil_do_Viajante.pdf
Atenção hoteleiros, o preço continua sendo um fator muito importante, mas observem como boas opções de hospedagem e cuidados em relação à prevenção à Covid aparecem em destaque. Vamos pensar sobre isso e criar estratégias nesse sentido?
Fronteiras fechadas
Com várias fronteiras ainda fechadas para os brasileiros, o Brasil é um excelente destino; 66% dos entrevistados afirmam desejar viajar mais pelo Brasil que é considerado muito hospitaleiro para 83% dos ouvidos. Vamos aproveitar para vender o Brasil!
“Temos um mercado imenso a ser trabalhado e uma demanda reprimida por viagens. Além disso, grande parte dessas pessoas que já iniciaram um movimento de planejamento, pesquisas e compra das próximas viagens. Tudo indica que para os próximos meses o turismo interno brasileiro vai permanecer altamente aquecido.”
Gostou dessas informações mas não sabe muito bem o que fazer com elas? Precisa elaborar estratégias para divulgar seu meio de hospedagem em diferentes canais de distribuição? Quer melhorar a forma como atua nas redes sociais e está sem ideias?
Se você respondeu sim para qualquer dessas perguntas entre em contato conosco através do e-mail: bemyguesthospitalidade@gmail.com. Ficaremos felizes em poder te ajudar.
Um abraço e até breve:
Cris
(Cris é hoteleira e designer de interiores, docente no SENAC e na Hotec e consultora na área - para saber mais sobre ela clique aqui)
Créditos da imagem: <a href='https://br.freepik.com/fotos/viagem'>Viagem foto criado por luis_molinero - br.freepik.com</a>
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