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Alegria, Nota 10. Criatividade, Nota 10!

Por Francine Dória - 📖Tempo aproximado de leitura: 3 minutos Tínhamos uma grande expectativa para esse início de ano, depois de 02 anos de portas fechadas e hotéis vazios, tudo indicava uma excelente temporada de verão com a queda do número de casos de COVID-19 e o alto índice de vacinação da população. Tudo estava indo muito bem, até o surgimento de uma nova variante que fez o quadro se inverter e as preocupações retornarem. É claro que o quadro atual é muito melhor do que os cenários anteriores, mas a preocupação com a evolução da doença fez com que as festividades de carnaval fossem canceladas em todo o Brasil. E agora, o que fazer? Será que ignorar que é o Carnaval e tratar como se fosse um feriado comum é a melhor alternativa? A verdade é que ninguém aguenta mais falar em doença e mesmo com a consciência da necessidade de se proteger, queremos nos divertir, relaxar e a hotelaria não pode ou não deveria ignorar isso. Como representantes da hospitalidade, devemos proporcionar momen...

Vamos falar de protocolos de limpeza?

 Por Maria Cristina Lahr Tempo de leitura: 6 minutos Já não era novidade para os meios de hospedagem que os hóspedes valorizam quartos e instalações limpas. Com a pandemia de COVID- 19, a limpeza e a higienização passaram a ser mais que desejadas - necessárias. Os meios de hospedagem adotaram protocolos especiais durante a pandemia e a pergunta que não quer calar é: será que esses protocolos serão mantidos após esse período tão conturbado para o nosso setor? É evidente que esses protocolos elevaram, de forma acentuada, os custos da governança: mão-de-obra, equipamentos de proteção individual especiais (avental, máscaras, face shield etc.) para camareiras, arrumadores e supervisores, produtos e equipamentos de limpeza e sanitização especiais (todos devem ser aprovados pela Anvisa). Isso tudo são custos, claro, mas que vão se reverter na tal da confiança que falamos anteriormente em um artigo (se você ainda não leu, leia aqui ).  Nas minhas conversas com os profissionais da hot...

Você sabe qual é a categoria do seu meio de hospedagem?

Por Francine Dória - 📖Tempo aproximado de leitura: 5 minutos Quando falamos em classificação hoteleira, talvez a primeira coisa que venha à nossa mente sejam as famosas estrelas. Mas você sabia que a classificação por estrelas não é mais uma classificação oficial? Em 2011, o Ministério do Turismo criou o Sistema Brasileiro de Classificação Hoteleira (SBClass) que tinha como objetivo avaliar meios de hospedagem de diversos tipos, considerando parâmetros de infra-estrutura e serviços pré-estabelecidos, e classificá-los com estrelas. Em 2018, por burocracias no processo de avaliação e por pouca procura (os hotéis não eram obrigados a se submeterem a classificação) o SBClass deixou de ser uma classificação oficial no Brasil. Apesar de não ser oficial, as estrelas ainda são uma forma simples para turistas identificarem a categoria de um meio de hospedagem, mas poucos sabem a diferença entre um hotel 3 ou 4 estrelas, apenas reconhecem que um hotel 4 estrelas deve ser melhor do que o 3 estre...

Um bom profissional da operação sempre será um bom líder?

Por Maria Cristina Lahr Tempo de leitura: 6 minutos Nesses anos todos trabalhando com hotelaria eu venho percebendo que muitos meios de hospedagem optam, quando necessário, por promover seus profissionais da operação para a liderança do setor. Escolhem a melhor camareira para atuar na supervisão de andares, elegem o garçom com mais tempo de casa para o cargo de maître ou um bom recepcionista para gerir o atendimento e até a administração. Acontece que nem sempre a melhor camareira tem perfil de liderança e muitas vezes perdemos uma excelente camareira e não ganhamos uma boa supervisora. O mesmo acontece com os profissionais de outras áreas do hotel. No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre o perfil do líder e entender que para deixar a operação e se aventurar na liderança é indispensável que o profissional adquira novas competências. Anos de casa ou excelência no fazer operacional não são suficientes para garantir um bom líder de setor. A divisão do trabalho nos meios de hospedagem...

Tudo o que você precisa saber sobre Reputação Online e Gestão da Avaliação do Cliente

  Por Francine Dória - 📖Tempo aproximado de leitura: 7 minutos É difícil ignorar a importância da Internet no processo de escolha e decisão por um meio de hospedagem. Um estudo da PhoCusWright revelou que: 👉83% dos participantes informam que as avaliações ajudam a escolher o hotel certo 👉80% leem de 6 a 12 avaliações antes de fazer uma reserva 👉53% dos viajantes não fazem reservas sem ler as avaliações No Brasil, como não temos um Sistema de Classificação Hoteleira Oficial, fica a cargo dos gestores a descrição do meio de hospedagem, incluindo a definição e divulgação de sua categoria e tipologia. Nesse cenário, a Reputação Online passa a ser ainda mais significativa pois relatos de experiências reais proporcionam maior segurança ao viajante. Além disso, hotéis pequenos são beneficiados por sistemas de avaliação online, pois, se tiverem boas notas e avaliações frequentes podem ter índice de popularidade alto aparecendo em pesquisas em posições iguais ou, às vezes, melhores que ...

Reclamações de hóspedes: chateação ou oportunidade?

Por Maria Cristina Lahr Tempo de leitura: 8 minutos Como você se sente quando recebe a reclamação de um cliente ? Muitas vezes nos sentimos incomodados de alguma forma. Ocorre que, na maioria das vezes, fazemos o nosso melhor para agradar e atender as necessidades e desejos dos nossos hóspedes e mesmo assim percebemos que não foi suficiente, outras vezes as reclamações nos parecem injustas e exageradas, não é mesmo ? No entanto, se pensarmos bem, uma reclamação é sempre uma oportunidade, uma chance que temos de mudar as rotas, melhorar nossos produtos e serviços e de fato alcançarmos nossos clientes. No artigo de hoje vamos conversar um pouco sobre as reclamações recorrentes dos hóspedes e pensar no que pode ser feito para evitá-las e resolvê-las. Hóspede que reclama te dá a oportunidade de melhorar Um dia desses estava lendo um artigo da revista exame ( leia aqui ) e me assustei com os números que foram apresentados: “ De acordo com a empresa americana 1st Financial Training Services,...