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O que as melhores pousadas do Brasil* podem nos ensinar

 Por Maria Cristina Lahr

Tempo de leitura: 8 minutos




Fonte: <a href='https://br.freepik.com/vetores/fita'>Fita vetor criado por svstudioart - br.freepik.com</a>

Uma rápida pesquisa no Google e temos em mãos a relação das melhores pousadas do Brasil segundo as avaliações do Tripadvisor. Segundo o próprio site, “a plataforma reúne 859 milhões de avaliações e opiniões sobre 8,6 milhões de acomodações, restaurantes, experiências, companhias aéreas e cruzeiros” que operam no mundo todo.

As avaliações dos meios de hospedagem são feitas pelos hóspedes que utilizaram dos serviços das acomodações e analisam quesitos como atendimento, quartos, qualidade do sono, localização, limpeza, relação custo-benefício, etc. Os avaliadores registram suas opiniões, críticas e elogios e podem também postar fotos desses estabelecimentos. A plataforma promete mediar essas análises do público a fim de reconhecer avaliações tendenciosas e falsas. Saiba mais sobre essa política clicando aqui.

No post de hoje vamos analisar as avaliações das três pousadas mais bem avaliadas no Brasil* e identificar o que faz delas campeãs de pontuação. Vamos detectar o que essas pousadas têm feito para atrair, cativar e encantar os hóspedes.

Acompanhe conosco essa viagem pelas regiões, sudeste, sul e nordeste do Brasil e aprenda com os atuais vencedores.


As três melhores pousadas do Brasil*


1. Pousada Gaia Viva


Fonte: pousadagaiaviva.com


Localização: Igaratá – SP – Cerca de 90 km da capital

Característica: estabelecimento pet friendly - só recebe quem viaja com cães

Estrutura: rodeado por mata nativa, cercado pela represa do Jaguari, restaurante, piscina e sala de jogos.

Unidades Habitacionais: 11

Serviços inclusos na diária: 

- Café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar

- Suco de frutas, água e sobremesas durante as refeições

- Secagem dos cães

- Limpeza e arrumação dos quartos

- Stand-up paddle, caiaque, cãominhada, piscinas e demais atividades de recreação.

Número de avaliações na plataforma: 799 

Tarifas: a partir de R$1665,00  para duas pessoas (mínimo duas diárias)


O que dizem os hóspedes:


“Instalações impecáveis”

“Comida de lamber os beiços”

“Equipe que faz o hóspede se sentir da família”

“Atendimento maravilhoso”

“Equipe carinhosa com os cachorros”

“Limpeza impecável”

“Estrutura adequada para a proposta”

“Desejamos voltar”

“Protocolos seguidos à risca”

“Local adaptado aos nossos filhos”



  1. Pousada Quarto Crescente



Fonte: quartocrescente.net



Localização: Trancoso – BA 

Característica: Estabelecimento gerido por família que deseja proporcionar um excelente serviço atrelado à sustentabilidade ambiental. 

Estrutura: piscina, estacionamento, bar, área de SPA

Unidades Habitacionais: 7

Serviços inclusos na diária: 

- Café da manhã e chá da tarde

- Limpeza e arrumação dos quartos

Número de avaliações na plataforma: 1271

Tarifas: a partir de R$500,00 para duas pessoas 


O que dizem os hóspedes:


“Excelente atendimento”

“Fazem tudo para garantir o acolhimento”

“Café da manhã e café da tarde deliciosos”

“Já saímos com saudades”

“Funcionários prestativos e simpáticos”

“Tudo muito limpo”

“Excelente custo benefício”

“Flexíveis nos horários”

“Adoramos os mimos para levar pra casa”


  1. Casa da Ilha do Mel Pousada de Charme





Fonte: casadailhadomel.com


Localização: Ilha do Mel - PR

Característica: Pousada Boutique com acesso 

Estrutura: Pé na areia com acesso privativo

Unidades Habitacionais: 5

Serviços inclusos na diária: 

- Café da manhã

- Cadeira de praia e guarda-sol

- Toalha

Número de avaliações na plataforma: 337

Tarifas: a partir de R$1080,00 para duas pessoas 


O que dizem os hóspedes:


“Acolhimento, conforto e elegância”

“Localização maravilhosa”

“Atendimento com amor”

“Limpeza impecável”

“O melhor que a gastronomia tem a oferecer no café da manhã”

“Voltarei sempre”

“Lençóis de ótima qualidade”

“Seguro em relação a pandemia”


As cinco lições que podemos tirar com essas três pousadas:


Depois de uma leitura atenta de muitas das avaliações dessas três pousadas, atrevo-me a elencar as lições que podemos tirar delas:


  1. Faça que seus hóspedes se sintam acolhidos

Todos desejam ser acolhidos, onde quer que estejam. Quando nos afastamos de nossas residências a trabalho, negócios ou passeio temos a necessidade de encontrar abrigo e segurança no meio de hospedagem. Conhecer o seu hóspede, entender suas necessidades, desejos e preferências e personalizar o atendimento fará com que seu hóspede sinta a hospitalidade que você quer oferecer.


  1. Garanta instalações limpas e bem conservadas

A limpeza e o estado de conservação das instalações são um dos quesitos mais apontados pelos hóspedes como fator de fidelização. Invista na limpeza e manutenção de seu meio de hospedagem e assim você causará no hóspede a tão necessária sensação de primeira vez. Nossos hóspedes precisam chegar ao meio de hospedagem e se imaginarem como os únicos a utilizarem aquelas instalações. Lençóis manchados, cabelo no banheiro ou sujeira embaixo da cama podem causar a sensação contrária.


  1. Capriche e personalize o serviço de alimentos e bebidas

Um estudo feito pela Cornell University School of Hotel Administration ( para saber mais acesse https://blog.gazinatacado.com.br/cafe-da-manha-na-hotelaria/) concluiu que o café da manhã é considerado peça central para a satisfação do hóspede.

Atender as necessidades de dietas (sem glúten, lactose, vegetariana, vegana e outras), caprichar no modo de preparo e diversidade de ingredientes e flexibilizar horários pode ser uma excelente opção.


  1. Faça valer os protocolos de prevenção à COVID-19 

Protocolos existem para serem seguidos. Os meios de hospedagem, durante a pandemia de COVID-19, se debruçaram na criação de protocolos de higiene que minimizem a contaminação por COVID-19. Além de cumprir essas regras é necessário exigir que nossos hóspedes façam a parte deles. Não podemos nos abster.


  1. Faça bem feito o que se propõe a fazer 

“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve!” (Lewis Carroll – em Alice no País das Maravilhas). Você já ouviu essa frase?

O meio de hospedagem que não sabe o caminho que quer seguir está fadado a cair no baú dos medíocres (medianos, que estão na média). Se você quer se destacar, precisa se fazer as seguintes perguntas:

Qual é o propósito do meu meio de hospedagem? 

Quais os valores desejo mostrar ao meu hóspede?

Quais objetivos quero alcançar?

Que serviços quero oferecer? 

Qual é a vocação do meu meio de hospedagem?

Essas perguntas precisam ser respondidas para que políticas, padrões e procedimentos possam ser criados e aplicados. Não se esqueça: não existem meios de hospedagem bons para todos os tipos de público!


Gostou da sugestão?

Conte pra gente como estão as avaliações do seu meio de hospedagem! O que seus hóspedes têm falado de você? Precisa de ajuda com alguns desses quesitos? Entre em contato com a gente através d0 e-mail: bemyguesthospitalidade@gmail.com. Teremos muito prazer em te atender.


Um abraço e até logo;


Cris

(Cris é hoteleira e designer de interiores, docente no SENAC e na Hotec e consultora na área - para saber mais sobre ela clique aqui)



*Segundo a avaliação dos hóspedes no site Tripadvisor.com.br (acesso em 06 de setembro de 2021)


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