Por Maria Cristina Lahr
Tempo de leitura: 8 minutos
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Uma rápida pesquisa no Google e temos em mãos a relação das melhores pousadas do Brasil segundo as avaliações do Tripadvisor. Segundo o próprio site, “a plataforma reúne 859 milhões de avaliações e opiniões sobre 8,6 milhões de acomodações, restaurantes, experiências, companhias aéreas e cruzeiros” que operam no mundo todo.
As avaliações dos meios de hospedagem são feitas pelos hóspedes que utilizaram dos serviços das acomodações e analisam quesitos como atendimento, quartos, qualidade do sono, localização, limpeza, relação custo-benefício, etc. Os avaliadores registram suas opiniões, críticas e elogios e podem também postar fotos desses estabelecimentos. A plataforma promete mediar essas análises do público a fim de reconhecer avaliações tendenciosas e falsas. Saiba mais sobre essa política clicando aqui.
No post de hoje vamos analisar as avaliações das três pousadas mais bem avaliadas no Brasil* e identificar o que faz delas campeãs de pontuação. Vamos detectar o que essas pousadas têm feito para atrair, cativar e encantar os hóspedes.
Acompanhe conosco essa viagem pelas regiões, sudeste, sul e nordeste do Brasil e aprenda com os atuais vencedores.
As três melhores pousadas do Brasil*
Localização: Igaratá – SP – Cerca de 90 km da capital
Característica: estabelecimento pet friendly - só recebe quem viaja com cães
Estrutura: rodeado por mata nativa, cercado pela represa do Jaguari, restaurante, piscina e sala de jogos.
Unidades Habitacionais: 11
Serviços inclusos na diária:
- Café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar
- Suco de frutas, água e sobremesas durante as refeições
- Secagem dos cães
- Limpeza e arrumação dos quartos
- Stand-up paddle, caiaque, cãominhada, piscinas e demais atividades de recreação.
Número de avaliações na plataforma: 799
Tarifas: a partir de R$1665,00 para duas pessoas (mínimo duas diárias)
O que dizem os hóspedes:
“Instalações impecáveis”
“Comida de lamber os beiços”
“Equipe que faz o hóspede se sentir da família”
“Atendimento maravilhoso”
“Equipe carinhosa com os cachorros”
“Limpeza impecável”
“Estrutura adequada para a proposta”
“Desejamos voltar”
“Protocolos seguidos à risca”
“Local adaptado aos nossos filhos”
Localização: Trancoso – BA
Característica: Estabelecimento gerido por família que deseja proporcionar um excelente serviço atrelado à sustentabilidade ambiental.
Estrutura: piscina, estacionamento, bar, área de SPA
Unidades Habitacionais: 7
Serviços inclusos na diária:
- Café da manhã e chá da tarde
- Limpeza e arrumação dos quartos
Número de avaliações na plataforma: 1271
Tarifas: a partir de R$500,00 para duas pessoas
O que dizem os hóspedes:
“Excelente atendimento”
“Fazem tudo para garantir o acolhimento”
“Café da manhã e café da tarde deliciosos”
“Já saímos com saudades”
“Funcionários prestativos e simpáticos”
“Tudo muito limpo”
“Excelente custo benefício”
“Flexíveis nos horários”
“Adoramos os mimos para levar pra casa”
Localização: Ilha do Mel - PR
Característica: Pousada Boutique com acesso
Estrutura: Pé na areia com acesso privativo
Unidades Habitacionais: 5
Serviços inclusos na diária:
- Café da manhã
- Cadeira de praia e guarda-sol
- Toalha
Número de avaliações na plataforma: 337
Tarifas: a partir de R$1080,00 para duas pessoas
O que dizem os hóspedes:
“Acolhimento, conforto e elegância”
“Localização maravilhosa”
“Atendimento com amor”
“Limpeza impecável”
“O melhor que a gastronomia tem a oferecer no café da manhã”
“Voltarei sempre”
“Lençóis de ótima qualidade”
“Seguro em relação a pandemia”
As cinco lições que podemos tirar com essas três pousadas:
Depois de uma leitura atenta de muitas das avaliações dessas três pousadas, atrevo-me a elencar as lições que podemos tirar delas:
Faça que seus hóspedes se sintam acolhidos
Todos desejam ser acolhidos, onde quer que estejam. Quando nos afastamos de nossas residências a trabalho, negócios ou passeio temos a necessidade de encontrar abrigo e segurança no meio de hospedagem. Conhecer o seu hóspede, entender suas necessidades, desejos e preferências e personalizar o atendimento fará com que seu hóspede sinta a hospitalidade que você quer oferecer.
Garanta instalações limpas e bem conservadas
A limpeza e o estado de conservação das instalações são um dos quesitos mais apontados pelos hóspedes como fator de fidelização. Invista na limpeza e manutenção de seu meio de hospedagem e assim você causará no hóspede a tão necessária sensação de primeira vez. Nossos hóspedes precisam chegar ao meio de hospedagem e se imaginarem como os únicos a utilizarem aquelas instalações. Lençóis manchados, cabelo no banheiro ou sujeira embaixo da cama podem causar a sensação contrária.
Capriche e personalize o serviço de alimentos e bebidas
Um estudo feito pela Cornell University School of Hotel Administration ( para saber mais acesse https://blog.gazinatacado.com.br/cafe-da-manha-na-hotelaria/) concluiu que o café da manhã é considerado peça central para a satisfação do hóspede.
Atender as necessidades de dietas (sem glúten, lactose, vegetariana, vegana e outras), caprichar no modo de preparo e diversidade de ingredientes e flexibilizar horários pode ser uma excelente opção.
Faça valer os protocolos de prevenção à COVID-19
Protocolos existem para serem seguidos. Os meios de hospedagem, durante a pandemia de COVID-19, se debruçaram na criação de protocolos de higiene que minimizem a contaminação por COVID-19. Além de cumprir essas regras é necessário exigir que nossos hóspedes façam a parte deles. Não podemos nos abster.
Faça bem feito o que se propõe a fazer
“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve!” (Lewis Carroll – em Alice no País das Maravilhas). Você já ouviu essa frase?
O meio de hospedagem que não sabe o caminho que quer seguir está fadado a cair no baú dos medíocres (medianos, que estão na média). Se você quer se destacar, precisa se fazer as seguintes perguntas:
Qual é o propósito do meu meio de hospedagem?
Quais os valores desejo mostrar ao meu hóspede?
Quais objetivos quero alcançar?
Que serviços quero oferecer?
Qual é a vocação do meu meio de hospedagem?
Essas perguntas precisam ser respondidas para que políticas, padrões e procedimentos possam ser criados e aplicados. Não se esqueça: não existem meios de hospedagem bons para todos os tipos de público!
Gostou da sugestão?
Conte pra gente como estão as avaliações do seu meio de hospedagem! O que seus hóspedes têm falado de você? Precisa de ajuda com alguns desses quesitos? Entre em contato com a gente através d0 e-mail: bemyguesthospitalidade@gmail.com. Teremos muito prazer em te atender.
Um abraço e até logo;
Cris
*Segundo a avaliação dos hóspedes no site Tripadvisor.com.br (acesso em 06 de setembro de 2021)
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