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Formação em Hotelaria - a Importância da Qualificação Profissional

Por Francine Dória - 📖Tempo aproximado de leitura: 5 minutos



No processo de seleção você exige ou tem preferência por pessoas formadas em hotelaria? Quantos dos seus funcionários têm algum tipo de formação na área em que atua? Você, dono ou gerente, tem formação na área?

Se você é um pequeno empreendedor, provavelmente alguma dessas respostas foi negativa, e o artigo de hoje tem como objetivo informar e valorizar o profissional formado para o servir. Vamos tratar da formação em hotelaria, com foco não apenas na graduação, mas em todos os tipos de formação existentes, com o objetivo de ampliar o seu olhar e aumentar a profissionalização do setor.

Esperamos que ao final da leitura você consiga identificar a importância de contar com profissionais formados na sua equipe e que incentive a sua equipe no caminho da qualificação. Lembre-se, não existe serviço de excelência sem excelentes profissionais!


Um Pouco de História

O desenvolvimento hoteleiro no Brasil iniciou-se com a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro e com a abertura dos portos em 1808, quando estrangeiros que viajavam ao Brasil precisavam de locais para se hospedar com melhor estrutura. Nessa época, especialistas em gastronomia e serviço vinham da Europa e tinham escravos para auxiliá-los em suas atividades.

Esse cenário escravocrata, criou na elite brasileira uma aversão por atividades que tinham como principal função o servir, o que contribuiu para a marginalização desses profissionais e falta de formação adequada. Na Europa estes serviços eram prestados por comerciantes que aprendiam e eram reconhecidos pelos seus ofícios.

Durante muitos anos os profissionais da hospitalidade brasileira aprenderam o seu fazer na prática, com os profissionais mais experientes. Não haviam cursos para essa formação, dando a falsa impressão de que para servir não são necessários conhecimentos e habilidades específicas, apenas boa vontade.

A formação para o servir e atender foi negligenciada no Brasil até a chegada de redes estrangeiras aumentando a pressão por mão de obra qualificada e nas décadas de 50 e 60 surgiram os primeiros cursos de Garçom e Camareira e a primeira escola de Hotelaria do Senac São Paulo, instituição criada com o objetivo de oferecer programas de formação para o comércio.


Formações Existentes

Atualmente temos vários tipos de formação disponíveis e quando falamos da contratação de um profissional formado não estamos necessariamente falando de alguém graduado, mas de alguém que estudou para desenvolver aquela atividade e que já se percebe como um agente da hospitalidade. Vamos conhecer alguns tipos de cursos:

📖Cursos livres: São cursos curtos (de 20 a 40 horas – de 5 a 15 dias) e focados no desenvolvimento ou aperfeiçoamento de determinada habilidade diretamente relacionada ao fazer diário daquela profissão. Ex.: Garçom, Camareira, Recepcionista, Atendimento, Concierge e etc. Ao contratar um profissional formado nesses cursos você vai notar que ele já conhece processos, equipamentos e materiais de uso exclusivo do setor, assim como entende a importância do padrão e do bem atender. Esse profissional, se não tiver experiência prática, não conhece ainda muito bem a estrutura e mercado hoteleiro. O foco do curso é nas habilidades específicas daquela profissão;

📖Cursos de capacitação: são cursos mais longos (de 160 a 200 horas – cerca de 3 meses) que além de desenvolver as habilidades profissionais necessárias a cada função (Camareira e Recepcionista por exemplo) permitem a formação mais ampla do profissional preparando-o para se tornar um profissional hoteleiro com destaque para algumas questões como empatia, atenção à detalhes, proatividade, comunicação assertiva entre outros. Esse profissional está capacitado para atuar em hotéis pois compreende o contexto de prestação de serviço e experiência de uma hospedagem e sabe que todos os funcionários e setores devem contribuir para a satisfação do hóspede;

📖Cursos técnicos em hospedagem: São cursos de aproximadamente 01 ano e que exigem como escolaridade mínima - para o recebimento do diploma - ensino médio concluído. O curso tem foco no setor de hospedagem (recepção e governança), mas em algumas instituições existe a abordagem também a outros setores como Alimentos e Bebidas, Eventos e Recreação. Além de capacitar o profissional para execução de atividades específicas de funções como camareira, recepcionista, reservas e mensageria e preparar esse profissional para a atuação em hotéis com foco na hospitalidade, o curso aborda temas relacionados às atividades de supervisão, permitindo que esse aluno, após um período de experiência no mercado tenha repertório para alcançar uma posição de supervisão na recepção e/ou governança.

📖Cursos de graduação em Hotelaria: existem duas possibilidades de graduação em hotelaria, o Tecnólogo, que dura 2 anos e o Bacharel que dura 04 anos. O curso de tecnologia tem disciplinas mais práticas, focadas nas necessidades do mercado de trabalho, o Bacharelado tem um currículo mais extenso, possibilitando ao profissional uma visão mais abrangente voltada a gestão e planejamento de serviços de hospitalidade. Os alunos da graduação em hotelaria têm foco na gestão de meios de hospedagem, é comum começarem em cargos operacionais especializados em atendimento nos diversos setores de um hotel, mas são preparados e tem potencial para alcançar uma posição gerencial após algum tempo de experiência. Profissionais egressos do curso bacharel possuem perspectiva mais ampla do setor hospitalidade podendo atuar em outros tipos de negócios do setor de serviços.

📖Cursos de extensão: São cursos de curta duração com temas específicos e variados. Se diferem de cursos livres em relação ao pré-requisito (pessoas que já concluíram ou estão cursando graduação em hotelaria ou qualquer outra área de conhecimento), o que tende a resultar em discussões mais aprofundadas e visão mais gerencial dos tópicos abordados. 

📖Cursos de Pós-graduação em Hotelaria: existem diversas opções latu sensu (especializações e MBA´s) e stricto senso (mestrado e doutorado). As opções latu sensu normalmente estão focadas em áreas específicas como Hotelaria Hospitalar ou Gestão de Meios de Hospedagem, já os mestrados e doutorados, focados em Hotelaria e Turismo ou Hospitalidade. Profissionais com pós-graduação normalmente são recomendados para assumir posições de alta gerência em grandes hotéis ou redes ou ainda atuar como professores em universidades.


Por que contratar alguém formado em hotelaria?

De forma global, uma das principais vantagens é aumento do grau de profissionalização do serviço prestado. Vale lembrar que profissionalização significa qualidade e qualidade é um valor reconhecido pelo hóspede.

A qualificação profissional em hotelaria permite que o aluno compreenda a importância de cada uma das funções na experiência do hóspede, favorecendo o desenvolvimento de valores como hospitalidade, empatia, atenção à detalhes e etc.  

Além disso, permite visão de quais conhecimentos, habilidades e atitudes o indivíduo deve ter para o exercício de determinada função o que gera maior assertividade na escolha da profissão e diminui o tempo de ambientação e treinamento do funcionário.  

Esse profissional também já foi apresentado as características do trabalho em meios de hospedagem tais como faixa salarial, escala e horário de trabalho, apresentação pessoal e rotinas do hotel favorecendo a assertividade do processo de seleção. 

Outro ponto de destaque sobre do profissional qualificado em hotelaria é que essa pessoa escolheu seguir esta profissão, normalmente tem ambições de crescer na carreira e por isso tende a se dedicar e se interessar mais pelo negócio, diferente de alguém que trata o trabalho como algo passageiro ou temporário. Isso faz com que haja uma tendência de aumento da qualidade do serviço, redução da rotatividade de funcionários e, dentro de uma gestão eficiente de equipe, geração de boas ideias para o incremento de receitas e sugestões de melhorias.

Vale esclarecer que nem sempre ao finalizar o curso o aluno já desenvolveu integralmente todos os aspectos que o tornam um profissional competente, o processo de formação é contínuo, a experiência profissional e o dia a dia de trabalho tem muito a contribuir com esse processo.  


#Fica a dica!

# As opções de cursos são muitas e na hora de pensar no perfil do profissional que o seu negócio precisa é importante ter em mente qual o nível de ensino adequado. Posições operacionais podem ser ocupadas por pessoas com formações mais curtas e diretas, para cargo de supervisão o recomendado é que o profissional tenha concluído ou esteja cursando ao menos o ensino técnico e posições gerenciais tendem a exigir cursos de graduação.

# Conheça os cursos e escolas de hotelaria da região e defina um perfil de profissional possível de ser encontrado. Uma boa dica é buscar esses profissionais diretamente nos cursos e escolas, facilitando, e muitas vezes barateando, o processo de seleção. Se você considerar que determinada formação é muito importante, mas não existem cursos na região, vale rever salários e benefícios, pois esses devem ser atraentes para profissionais de fora do seu circuito.

# Outro ponto importante que precisa ser levado em consideração é o equilíbrio entre formação e experiência profissional. É preciso olhar para a equipe e tentar o equilíbrio. Se na sua equipe já existem muitas pessoas com vasta experiência profissional e pouca formação, um profissional formado na área pode trazer novos conceitos e olhares e o contrário também é benéfico, se a sua equipe já tem um grau de instrução alto, alguém com vasta experiência profissional, ainda que com pouca instrução, pode contribuir com a equipe de forma mais prática.

# Incentive os seus funcionários a buscar cursos e formação. Identificou uma camareira que tem perfil de liderança, sugira um curso, se for possível, patrocine seus estudos ou então faça alguma parceria com as escolas da região. Além de aumentar a profissionalização do seu negócio, isso contribui para a motivação do funcionário que se vê reconhecido e valorizado.

# Mesmo contando com um profissional com formação educacional sempre será necessário um treinamento inicial onde o profissional conhecerá o perfil do estabelecimento, os padrões estabelecidos e as regras e características da empresa.


Espero que esse artigo contribua para a profissionalização de equipes em todo o Brasil e que cada vez mais gestores e donos de hotéis valorizem a formação profissional.


Para finalizar, sugiro que inspirado pela leitura você faça uma busca dos cursos da sua região e se tiver alguma dúvida fale com a gente pelos comentários ou e-mail (bemyguesthospitalidade@gmail.com).


Um abraço e até a próxima!

Fran
(Francine Dória é hoteleira, professora do Senac-SP e consultora para meios de hospedagem, conheça um pouco mais sobre ela e a BeMyGuest clicando aqui)


Fontes de consulta
PIRES, R. D. A Evolução da Educação Profissional em Hotelaria no Brasil: O Caso Senac de São Paulo como Referência na Área. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/40. Acesso em: 15 jul. 2021.

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