Pular para o conteúdo principal

INVISTA EM EVENTOS E AUMENTE A RECEITA DO SEU HOTEL

 Por Júlia Miranda e Marlon Ribeiro

👀Tempo de Leitura: 5 minutos

Nos últimos anos, muitos meios de hospedagem passaram por momentos difíceis, que em muitos casos resultaram até no encerramento do negócio. Com a volta da sociedade ao "novo normal" e aumento do fluxo de turistas, muitos empreendedores ainda estão inseguros quanto aos caminhos a seguir e investimentos a fazer. Foi pensando nisso que decidimos o tema deste artigo: nosso objetivo é mostrar para pequenos empreendedores as oportunidades que o mercado de eventos pode trazer ao seu meio de hospedagem.

De acordo com a ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo), a taxa de ocupação do Estado em Setembro de 2022 já é similar à de Setembro de 2019, o que demonstra o reaquecimento do mercado. Ainda assim, a diária média aumentou apenas 6,89% na comparação entre os dois anos, índice abaixo da inflação acumulada do período, o que nos permite concluir que não houve aumento real dos valores de diárias. 

Podemos perceber que o mercado está se recuperando da crise com pessoas querendo viajar, mas que ainda existe um longo caminho pela frente no que se refere ao aumento de diária média e consequente aumento de Receita.

Nesse cenário, em que mais do que viagens, os turistas buscam experiências, a realização de eventos pode ser um importante aliado para amenizar a crise da baixa temporada, criar experiências marcantes para hóspedes e aumentar a receita.

Essa estratégia já é utilizada por Hotéis e Resorts de grande porte e nós, pequenos empreendedores, também podemos adaptar o modelo de sucesso. Fique com a gente para saber como!


Alguns pontos importantes:

O primeiro ponto que precisamos considerar é o espaço para a realização de eventos: É muito comum que hotéis tenham salas de reunião e/ou salões de festas justamente para tais ocasiões, mas as possibilidades são diversas, sendo possível também a utilização do lobby do hotel, restaurante e até mesmo espaços externos como piscina e churrasqueira. Seu limite será ditado pelo seu orçamento e criatividade.

O dimensionamento de funcionários deve ser adequado para garantir a qualidade de atendimento. É comum que para realização de eventos tenhamos a contratação de mão de obra extra e é importante que estes funcionários sejam bem treinados e estejam bem informados para melhor receber não só os hóspedes do hotel como também o público externo.

Capriche na oferta de alimentos e bebidas, crie cardápios temáticos e invista em pratos e drinks para seus clientes fotografarem e compartilharem. Esse é um ponto que atrai muito o público e que deve ser planejado com muita atenção.

Tenha em mente que o maior ganho do hotel não está na locação do espaço, mas no consumo e utilização dos diversos serviços oferecidos. Para o cliente, a maior vantagem da realização de eventos em hotel é ter os serviços necessários prestados por uma única empresa, invista em produtos e serviços que atendam as necessidades do seu cliente. 


Sugestões de como trabalhar com eventos no seu meio de Hospedagem

🎉Evento gastronômico: Você pode atrair hóspedes e moradores locais com um evento gastronômico e ainda aproveitar a oportunidade para experimentar novas adições ao cardápio, fazer comidas típicas da região ou relacionadas às estações ou época do ano.

🎉Evento temático: Defina uma temática e enfeite os ambientes, convide o público para fazer parte desse momento com trajes que tenham aderência à temática, crie drinks e cardápios exclusivos! Utilize feriados e datas comemorativas como inspiração, festas e costumes locais também atraem muito o público.

🎉Eventos corporativos: O turismo corporativo é bastante comum e um dos grandes responsável pela movimentação do mercado hoteleiro. Pode variar desde convenções, cursos, workshops, reuniões, treinamentos, etc. Tenha em mente que nesse caso, o maior ganho do hotel não está na locação do espaço, mas no consumo e utilização dos diversos serviços oferecido.

🎉 Cursos e workshops: Você também pode promover cursos e workshops, aproveitando-se do conhecimento de seus funcionários e de empreendedores locais.

🎉Casamentos e aniversários: Apesar desses tipos de eventos serem mais comumente realizados em salões de festas ou serviços de buffet, os hotéis trazem um glamour especial a essas comemorações, com a grande vantagem de todos os serviços necessários para realização do evento, serem fornecidos por uma só empresa. Você também pode oferecer descontos em estadias de convidados que decidam se hospedar no seu hotel, ou mesmo movimentar o comércio local oferecendo os serviços de cabeleireiros, manicures e maquiadores locais.


Veja alguns exemplos de eventos realizados em hotéis :

                                                      
                                    


Organizar ou atender eventos em seu meio de hospedagem pode ser uma estratégia muito interessante não só para incremento de receita como também para aumento da sua visibilidade. Uma vez que esse público, além de se interessar por hospedagens futuras, pode divulgar e indicar o seu meio de hospedagem.

Esperamos que tenha gostado das sugestões e que já esteja pensando como operacionalizá-las no seu meio de hospedagem!

Se precisar da gente com ideias e sugestões, estamos aqui!

Siga nossa página no Instagram @bemyguesthospitalidade ou se preferir nos mande um e-mail bemyguesthospitalidade@gmail.com

Um abraço e até a próxima!

Júlia e Marlon

(Alunos do Curso Técnico em Hospedagem do Senac Aclimação, desenvolveram esse texto como resultado do Projeto Integrador - projeto de problemática do conteúdo e conclusão do curso)


Referência:

https://abihsp-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/glaucia_abihsp_com_br/ESDKO_aGbOpKma9YX6m2NZ0BIDfqPaovjhTxBEfASYk-aQ?e=FIHrOi

https://www.bourbon.com.br/pacotes-e-promocoes/bourbon-ibirapuera-hotel

https://www.portaleventos.com.br/news/Hilton-Sao-Paulo-Morumbi-promove-workshop-de-luxo-para-secretarias

http://cnbsc.org.br/cnbsc-oferece-curso-de-desenvolvimento-pessoal-e-workshop-de-atendimento-ao-cliente/

https://www.breathlessresorts.com.br/breathless-events

https://spdagaroa.com.br/renaissance-sao-paulo-hotel-promove-evento-gastronomico-nos-jardins/#amp_tf=From%20%251%24s&aoh=16655295045276&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&ampshare=https%3A%2F%2Fspdagaroa.com.br%2Frenaissance-sao-paulo-hotel-promove-evento-gastronomico-nos-jardins%2F

https://www.revistahoteis.com.br/festival-gastronomico-hotel-gourmet-aconteceu-com-sucesso-em-monte-verde/

Créditos Foto: <a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/perto-de-um-microfone-em-um-palco-de-concerto-com-bela-iluminacao_14284860.htm#query=microfone&position=45&from_view=search&track=sph">Imagem de pvproductions</a> no Freepik

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe qual é a categoria do seu meio de hospedagem?

Por Francine Dória - 📖Tempo aproximado de leitura: 5 minutos Quando falamos em classificação hoteleira, talvez a primeira coisa que venha à nossa mente sejam as famosas estrelas. Mas você sabia que a classificação por estrelas não é mais uma classificação oficial? Em 2011, o Ministério do Turismo criou o Sistema Brasileiro de Classificação Hoteleira (SBClass) que tinha como objetivo avaliar meios de hospedagem de diversos tipos, considerando parâmetros de infra-estrutura e serviços pré-estabelecidos, e classificá-los com estrelas. Em 2018, por burocracias no processo de avaliação e por pouca procura (os hotéis não eram obrigados a se submeterem a classificação) o SBClass deixou de ser uma classificação oficial no Brasil. Apesar de não ser oficial, as estrelas ainda são uma forma simples para turistas identificarem a categoria de um meio de hospedagem, mas poucos sabem a diferença entre um hotel 3 ou 4 estrelas, apenas reconhecem que um hotel 4 estrelas deve ser melhor do que o 3 estre...

Você conhece o ponto de equilíbrio do seu meio de hospedagem?

  Por Maria Cristina Lahr Tempo de leitura: 8 minutos Ponto de equilíbrio, também chamado de ponto de ruptura, é um indicador de segurança de negócios (neste caso vamos falar dos meios de hospedagem) que indica qual deve ser a quantidade de unidades habitacionais vendidas para que seus custos e suas receitas se igualem,  eliminando assim os resultados negativos (prejuízos). Tentando simplificar um pouco, o ponto de equilíbrio é o valor que a empresa precisa ter de receita para cobrir suas despesas e não ter prejuízo. É o que se costuma chamar de “zero a zero” no palavreado popular. O cálculo do ponto de equilíbrio é relativamente simples, mas é necessário entender alguns conceitos e conhecer os dados financeiros da empresa em questão. No post de hoje, vou te ensinar a fazer esses cálculos que servirão para você elaborar o planejamento financeiro de sua empresa. O conhecimento do ponto de equilíbrio do hotel é um elemento estratégico para a sobrevivência econômica e para os est...

O líder como responsável por desenvolver pessoas nas empresas hoteleiras

  Por Maria Cristina Lahr Tempo de leitura: 5 minutos Se você já foi ou é líder de equipe eu te pergunto: Você se considera um bom líder? Me conta? Caso você seja liderado, há algum líder que você admira, que pode ser considerado inspiração para o decorrer da sua carreira? Por que? Dizem os especialistas que existem muitas diferenças entre um líder e um chefe? Você conhece essas diferenças? Quais são as principais funções de um gestor? No artigo de hoje vamos tentar responder essas perguntas e entender uma das mais importantes responsabilidades dos líderes: desenvolver pessoas.   Líder X chefe Chefes e líderes tem uma coisa em comum: ambos trabalham com pessoas. Ainda que exista essa semelhança, líderes e chefes diferem em dezenas de quesitos. Chefes mandam e fiscalizam. Líderes orientam, expiram, acompanham, ouvem e confiam em seus liderados.   Líderes valorizam as ideias dos colaboradores dizem: “vamos”. Lembro-me de um gestor de recepção em um dos meus ...