Por Maria Cristina Lahr
Tempo de leitura: 5 minutos
Se você já foi ou é líder de equipe eu te pergunto: Você se
considera um bom líder? Me conta?
Caso você seja liderado, há algum líder que você admira, que
pode ser considerado inspiração para o decorrer da sua carreira? Por que?
Dizem os especialistas que existem muitas diferenças entre
um líder e um chefe? Você conhece essas diferenças? Quais são as principais
funções de um gestor?
No artigo de hoje vamos tentar responder essas perguntas e
entender uma das mais importantes responsabilidades dos líderes: desenvolver
pessoas.
Líder X chefe
Chefes e líderes tem uma coisa em comum: ambos trabalham com
pessoas. Ainda que exista essa semelhança, líderes e chefes diferem em dezenas
de quesitos. Chefes mandam e fiscalizam. Líderes orientam, expiram, acompanham,
ouvem e confiam em seus liderados.
Líderes valorizam as ideias dos colaboradores dizem: “vamos”.
Lembro-me de um gestor de recepção em um dos meus primeiros
empregos, logo depois que me formei.
Implantamos no hotel um sistema de operação que integrava governança e
recepção. Precisamos de muito trabalho de ambas as equipes e ao final do tenso
período de adaptação a gente, virava e mexia ouvia assim: “implantei no hotel”...
A verdade é que ele não fez nada sozinho!
Não fosse a expertise da governança, o trabalho árduo de camareiras e
recepcionistas e até mesmo o apoio da chefia ele não teria desenvolvido nada.
Um líder diria: “juntos implantamos”!
Alguns chefes, ainda que isso já se pareça démodé, usam da
autoridade para mostrar poder. São controladores e até rudes por medo de perder
o comando. Fazem com que a rotina de trabalho seja rígida, dão foco excessivo a
regras e normas e assim não sobra espaço para propostas e ideias. Um clima
hostil pode até gerar resultados a curto prazo, mas eles não se sustentam por
muito tempo.
Características de um
bom líder
Líderes notáveis se comunicam-se com suas equipes com a
máxima clareza, fazem com que todos saibam o que está acontecendo e deixam
claro o que se espera de cada um. Ele ouve seus colaboradores e seus clientes
de forma a entender seus desejos, necessidades e preferências. Um bom líder
conhece seus pontos fortes e os que precisa melhorar, sabe delegar tarefas certas
a pessoas adequadas e cuida do presente com olhos no futuro.
É aqui que entra o desenvolvimento de pessoas. Um bom líder
olha para um colaborador e consegue perceber suas melhores características. Incentiva
o trabalho em equipe, valoriza e cria oportunidade e possibilita o aprendizado
de novas competências.
Acompanhe o exemplo
abaixo:
Carlos é o segurança noturno de um pequeno meio de
hospedagem. Na semana passada ele ficou observando Cláudia, a copeira, montar o
café da manhã. Ontem Cláudia teve um problema de saúde e não pode fazer seu
trabalho. Quando soube que Cláudia não trabalharia pensou em como poderia
agilizar o café da manhã até que o gestor chegasse. Lavou frutas, poliu algumas
louças, arrumou mesas, espremeu laranjas para o suco, aqueceu o forno para
assar os pães de queijo.
Gerson o gestor da equipe chegou e:
Alternativa a) Ligou para o dono do hotel e contou pra ele
as atitudes do Carlos de uma forma neutra e tentou achar pistas com o superior
sobre qual seria a melhor rota a seguir nessa situação.
Alternativa b) Acusou Carlos de ter descumprido as regras da
empresa, afinal de contas ele é o segurança e não sabe nada sobre serviço de
alimentos e bebidas e muito menos de manipulação de alimentos. Solicitou que
ele não fizesse mais isso.
Alternativa c) Aprovou a pro atividade de Carlos, achou
interessante a forma como ele observou o trabalho da Cláudia e conseguiu criar
alternativas para atender aos hóspedes. Elogiou suas atitudes e sugeriu que
Cláudio fizesse um curso de garçom e quem sabe, daqui a uns dois meses, pode
começar a cobrir as folgas da Cláudia como extra.
Se você fosse o Gerson, o que você teria feito? Por que?
Você poderia sugerir uma outra alternativa?
Pare e pense: o bom líder aproveita o que cada funcionário
tem de melhor e ajuda para que ele seja ainda mais competente naquilo que faz. Em
qual das alternativas essa valorização das competências do colaborador está
mais evidente?
Você lembra de algum episódio em que você, líder, conseguiu
ver as capacidades de seu colaborador antes mesmo de ele perceber essas
aptidões? Conte para gente nos comentários! Você tem a competência de
desenvolver pessoas?
Se você se sente despreparado nesse sentido, se não sabe
muito bem em que caminho seguir, entre em contato conosco através do e-mail.
Teremos prazer em te ajudar a traçar suas rotas neste sentido.
Com meu abraço;
Cris
Maria Cristina Lahr, a Cris, é
hoteleira e atua na docência e na consultoria de negócios hospitaleiros. Saiba
mais sobre ela no BeMyGuest, acessando o link.
Créditos da imagem: <a
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