Pular para o conteúdo principal

7 dicas para você aproveitar a Equipotel/22

 Por Maria Cristina Lahr

Tempo ⏰ de leitura: 5 minutos



Na semana que vêm (de 13 a 16 de setembro de 2022) acontecerá em São Paulo a 60º edição da Equipotel, um dos eventos anuais de hospitalidade mais antigos do País. A feira concentrará mais de 140 expositores de produtos e serviços em um único lugar.

Trata-se de uma oportunidade para se relacionar com o trade e conhecer as novidades do setor. No ano passado mais de quinze mil pessoas visitaram a feira e segundo o site da equipotel  46% desses visitantes eram donos e funcionários de meios de hospedagem espalhados por todo Brasil.  

Nós da Be My Guest Hospitalidade temos visitado a feira desde o século passado e acompanhamos as mudanças e inovações e trazemos algumas dicas para você, hoteleiro, aproveitar a feira (e a viagem) da melhor forma possível.

  • Veja quem serão os expositores: Antes de visitar a feira conheça as empresas que estarão presentes. Você pode fazer isso através do site da Equipotel. Lá você encontra a lista de expositores e pode favoritar suas prioridades e preferências e criar um plano de visitas.

  • Evite andar sem destino pela feira. Você pode perder muito tempo. Organize seu roteiro, mas reserve um tempo para dar uma olhada nas novidades. Ainda que você não precise de produtos de limpeza, por exemplo, observe se existe algo novo que possa, futuramente, ser útil a você.

  • Entenda o que você realmente precisa: se você vai à feira para fazer compras separe pelo menos dois dias. Liste tudo o que você vai precisar (com especificações e quantidades bem definidas) e veja quem são os fornecedores desses produtos. Se você já tiver alguns orçamentos organize – os com você, eles podem ser muito úteis quando você for negociar preços. Por exemplo, se você precisa comprar felpas, especifique a gramatura, cor, padrão e quantidade desejada para que possa fazer orçamentos de produtos semelhantes nos diferentes fornecedores. Negocie com cada um deles para garantir preço e condições de pagamento e entrega.

  •  Se você vai ao evento para conhecer os fornecedores preocupe-se em pedir explicações, fazer anotações em folders ou panfletos, tirar fotos. Não confie na sua memória... são muitos produtos e você pode perder alguma informação importante. Leve seus cartões de visita e aproveite para se relacionar com pares, fornecedores e até concorrentes.

  •   Fique atento à prazos de entrega: como muitos pedidos são fechados no evento é possível que o tempo de recebimento seja maior que o normal. Acorde com o fornecedor esses prazos.

  •  Use um calçado confortável e veja a previsão do tempo antes de sair de casa. O mês de setembro é de transição, ou seja, você pode pegar dias de muito frio ou de algum calor. Almoce antes de ir. A feira tem algumas opções de alimentação, mas não são muitas. Não é fácil fechar bons negócios quando você está se sentindo desconfortável, com fome ou com frio...

  • Aproveite para se atualizar: programe-se para assistir palestras, participar de workshops sobre diferentes assuntos e visitar espaços especiais divididos nas seguintes experiências:

-   Arena da hospitalidade: tecnologia, pessoas e gestão, liderança, novos projetos e educação;

-      Arena Tech: últimas tendências tecnológicas para o setor

-     BCB Xperience: troca de ideias sobre coquetelaria;

   Workshop de Governança Hoteleira: oferecido pela Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria.

-     Motel Xperience: novidades, cases de sucessos e tendências do ramo moteleiro;

  Suíte Design: arquitetura e design de meios de hospedagem;

 Virtual Experience Room: experimente a sensação de estar hospedado em uma suíte de hotel por meio da realidade virtual


Se depois de visitar a feira você estiver cheia (o) de novas ideias para seu meio de hospedagem e não souber muito bem por onde começar entre em contato conosco por e-mail. Teremos muito prazer em te ajudar.


Ah, conte aqui nos comentários se você já visitou a Equipotel e o que você achou da feira.

Um grande abraço e até logo ;


Cris

Maria Cristina Lahr, a Cris, é hoteleira e atua na docência e na consultoria de negócios hospitaleiros. Saiba mais sobre ela no BeMyGuest, acessando o link.


👀A Equipotel vai acontecer nos dia 13, 14, 15 e 16 de setembro de 2022

Horário: Das 13h às 20h

Local: São Paulo Expo -São Paulo - SP


 

 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o ponto de equilíbrio do seu meio de hospedagem?

  Por Maria Cristina Lahr Tempo de leitura: 8 minutos Ponto de equilíbrio, também chamado de ponto de ruptura, é um indicador de segurança de negócios (neste caso vamos falar dos meios de hospedagem) que indica qual deve ser a quantidade de unidades habitacionais vendidas para que seus custos e suas receitas se igualem,  eliminando assim os resultados negativos (prejuízos). Tentando simplificar um pouco, o ponto de equilíbrio é o valor que a empresa precisa ter de receita para cobrir suas despesas e não ter prejuízo. É o que se costuma chamar de “zero a zero” no palavreado popular. O cálculo do ponto de equilíbrio é relativamente simples, mas é necessário entender alguns conceitos e conhecer os dados financeiros da empresa em questão. No post de hoje, vou te ensinar a fazer esses cálculos que servirão para você elaborar o planejamento financeiro de sua empresa. O conhecimento do ponto de equilíbrio do hotel é um elemento estratégico para a sobrevivência econômica e para os estudos de f

Você sabe qual é a categoria do seu meio de hospedagem?

Por Francine Dória - 📖Tempo aproximado de leitura: 5 minutos Quando falamos em classificação hoteleira, talvez a primeira coisa que venha à nossa mente sejam as famosas estrelas. Mas você sabia que a classificação por estrelas não é mais uma classificação oficial? Em 2011, o Ministério do Turismo criou o Sistema Brasileiro de Classificação Hoteleira (SBClass) que tinha como objetivo avaliar meios de hospedagem de diversos tipos, considerando parâmetros de infra-estrutura e serviços pré-estabelecidos, e classificá-los com estrelas. Em 2018, por burocracias no processo de avaliação e por pouca procura (os hotéis não eram obrigados a se submeterem a classificação) o SBClass deixou de ser uma classificação oficial no Brasil. Apesar de não ser oficial, as estrelas ainda são uma forma simples para turistas identificarem a categoria de um meio de hospedagem, mas poucos sabem a diferença entre um hotel 3 ou 4 estrelas, apenas reconhecem que um hotel 4 estrelas deve ser melhor do que o 3 estre

A "fada" camareira e o hóspede que sempre tem razão. Será?

  Por Maria Cristina Lahr Tempo de leitura: 6 minutos Acho que já cometei por aqui que sou apaixonada pela governança. Gosto desse lado “bastidores” da hotelaria. Mas, não poderia ser diferente, algumas coisas nesse meio me incomodam bastante. A camareira/arrumador muitas vezes é tida (o) como “fada” já que quase não é vista (o), mas resolve grandes questões: o hóspede sai do quarto todo bagunçado, sujo e, PLIM, quando volta está tudo no seu devido lugar. Existe muito a se refletir sobre esse primeiro parágrafo e eu convido você que é hóspede, camareira/ arrumador, gestor de governança ou proprietário de meios de hospedagem a me acompanhar nesta reflexão.   A camareira/arrumador deve mesmo ser invisível? Por muito tempo escutei sobre a invisibilidade desse profissional. Sempre me pego pensando no perfil de uma boa camareira/ arrumador: ela (e) deve ser discreta (o), já que entra na intimidade dos hóspedes, deve evitar fazer barulhos, já que os clientes da hotelaria muitas vezes