Por Francine Dória - 📖Tempo aproximado de leitura: 5 minutos
Características das imagens e sugestão de utilização
Sites de reserva – Nesse caso vale fazer um mix entre as fotos do site e da galeria, a sugestão é que você inicie com as fotos mais vendáveis e depois passe para as imagens com caráter informativo.
Exemplos de imagens
Foto de ambiente vazio x Foto humanizada – Qual tem maior apelo de venda?
Exemplo da utilização de imagem + texto para redes sociais
Exemplo de fotos corpo do site – com forte apelo de venda e voltada para o detalhe, visando chamar a atenção do cliente.
Exemplo de imagens galeria – amplas, com o objetivo de mostrar o espaço ao hóspede e passar segurança, proporcionando maior conversão de venda
*Fotos retiradas do banco de imagens Canva
Dicas finais
📷 Prefira sempre trabalhar com fotos reais do seu meio de hospedagem, assim você não cria falsas expectativas;
Vender um serviço, uma experiência, é um grande desafio vivenciado diariamente por profissionais da hotelaria. Como provar para aquele cliente que a experiência que eu proporciono no meu meio de hospedagem é incrível? Como convencê-lo? Como vender algo que não se pode tocar e nem ao menos experimentar? Como vender o olhar de encantamento das crianças quando chegam ao parque aquático? O aroma e sabor de uma refeição? A sensação de satisfação após um final de semana de diversão ou descanso?
Essas sensações são realmente difíceis de serem materializadas, mas uma hospedagem não é feita somente de aspectos intangíveis, qualquer produto ou serviço tem 3 dimensões: conceitual, tangível e intangível. No nosso caso, que trabalhamos com serviços, o intangível (atendimento, atmosfera, ambiente, limpeza, sensações) tem grande importância na percepção do cliente, mas não podemos esquecer que os aspectos tangíveis e conceituais também fazem parte desse contexto.
O intangível (ainda que não em toda sua totalidade) pode ser observado nas avaliações e reputação do meio de hospedagem; o conceito, incluindo tipologia, classificação, missão, visão e valores, podem estar descritos no site e estão presentes na estrutura do hotel, se misturando ao aspecto tangível, que é tudo aquilo que é o observável, aquilo que podemos ver e tocar.
É claro que transmitir o intangível é um grande desafio, mas não podemos nos descuidar do tangível. O hóspede precisa de informações e imagens do seu meio de hospedagem para ter segurança e fechar negócio!
Uma pesquisa do site TripAdvisor mostrou que 86% dos viajantes afirmam que fotos e vídeos são fundamentais na hora de escolher um meio de hospedagem, além disso, sites de hotéis e pousadas com fotografias, tem engajamento 138% maior do que os que não possuem imagens.
É como dizem por aí, uma imagem vale mais do que mil palavras! E hoje o nosso artigo, tratará da utilização adequada das imagens para conversão de vendas.
Características das imagens e sugestão de utilização
As imagens podem ter características e objetivos diferentes. Algumas imagens têm função de despertar o desejo, outras de assegurar a qualidade do produto vendido. Vamos ver a seguir algumas recomendações:
Site - As imagens do corpo do site devem ter apelo de venda, é muito interessante utilizar fotos que despertem no cliente a vontade de estar ali, é hora de destacar os pontos fortes do meio de hospedagem. Uma boa dica é a utilização de imagens com pessoas se divertindo, relaxando, fechando negócios, materializando e humanizando as sensações que o meio de hospedagem desperta no hóspede. É importante utilizar modelos com características semelhantes ao seu público alvo: um hostel por exemplo deve ter um pessoal mais jovem e descolado, um hotel de negócios, um homem ou mulher com trajes mais formais, um hotel de lazer, famílias e assim por diante. Imagens da área de lazer, em especial piscinas, belas paisagens naturais, refeições (com atenção especial ao café da manhã!), drinks e detalhes especiais do quarto também podem ser utilizadas.
As fotos do site, podem ser utilizadas no feed das redes sociais para despertar o interesse dos clientes e até mesmo em anúncios e impulsionamentos, nesse caso é importante ter uma legenda adequada. Adicionar frases curtas às imagens também é uma estratégia interessante!
Galeria – As imagens da galeria têm caráter informativo. Após despertar o interesse do cliente ele quer saber mais sobre o hotel. Sabemos que a maior parte das pessoas prefere ver imagens a ler algum texto descritivo, então é hora de caprichar, vale tirar foto de todos os ambientes: Fachada, recepção, lobby, restaurantes, área de lazer (piscinas, kids club, academia, spa, jardins e etc), serviços de apoio como por exemplo fraldário e copa da mãe, e é claro, quartos e banheiros (todos os tipos!). As fotos devem ter uma boa resolução, serem facilmente visualizadas de todos os tipos de aparelho e mostrar o espaço de diferentes ângulos. Ambientes e imagens que possuem mais apelo de venda podem ter mais fotos, já os demais, 1 ou 2 são suficientes. Mas cuidado, se você colocar muitas fotos da mesma coisa ou se no total a sua galeria for muito grande é possível que o cliente pare de ver na metade e abandone a página. As fotos da galeria devem mostrar o ambiente no todo e nesse caso não é necessário ter pessoas na imagem, mas é importante que os ambientes estejam limpos e organizados. Outros recursos como vídeos, imagens 360 graus , visita virtual, mapa do hotel e imagens do alto, podem e devem ser utilizados desde que o seu site consiga carregar esses recursos rapidamente. As imagens da galeria podem ser utilizadas no catálogo do Whatsapp e nos destaques dos Stories das redes sociais. É muito importante que estas imagens tenham legendas informando a que se referem e que sejam postadas de forma organizada, é possível até mesmo pensar no roteiro do hóspede pelo hotel: fachada, recepção, lobby, restaurantes, área de lazer e quartos.
Vale a pena abrir um tópico extra para falar das fotos dos quartos. É importante que todos os tipos de quartos sejam fotografados e que as fotos permitam a visualização da amplitude do espaço, a sugestão é ter pelo menos uma foto da cama, foto desde a porta tentando enquadrar o quarto inteiro, foto de algum outro ângulo mostrando o quarto inteiro e a porta de entrada, foto da vista da janela e foto do banheiro. As fotos 360 graus podem ser uma boa solução. Veja no artigo a seguir o passo a passo para tirar esse tipo de foto: https://hotelariaweb.com/fotos-360-graus-hotelaria/
Redes Sociais – Nas redes sociais, além da utilização que já citamos acima é possível ter registros de atividades realizadas, de datas e eventos especiais, de pratos e buffet do dia, de acontecimentos como um pôr do sol fantástico, um animal que aparece para fazer uma visita e etc. Redes sociais que tem só as mesmas fotos do site são monótonas, não despertam interesse e nem passam maiores informações sobre o hotel.
Esse é o único caso em que fotos amadoras podem ser utilizadas. No site e na galeria as fotos devem ser profissionais, economizar aqui pode significar muita perda de venda!
Se você já tem algum profissional no hotel que gosta de tirar fotos e fazer postagens em redes sociais pode ser uma boa capacitá-lo para isso, existem vários cursos de fotografia pelo celular e estratégias de postagem, mas será necessário rever suas responsabilidades e funções para não o sobrecarregar!
Vale a pena lembrar que é necessário ter a autorização de uso da imagem das pessoas que aparecerem nas imagens.
Sites de reserva – Nesse caso vale fazer um mix entre as fotos do site e da galeria, a sugestão é que você inicie com as fotos mais vendáveis e depois passe para as imagens com caráter informativo.
Exemplos de imagens
Foto de ambiente vazio x Foto humanizada – Qual tem maior apelo de venda?
Exemplo da utilização de imagem + texto para redes sociais
Exemplo de fotos corpo do site – com forte apelo de venda e voltada para o detalhe, visando chamar a atenção do cliente.
Exemplo de imagens galeria – amplas, com o objetivo de mostrar o espaço ao hóspede e passar segurança, proporcionando maior conversão de venda
*Fotos retiradas do banco de imagens Canva
Dicas finais
📷 Prefira sempre trabalhar com fotos reais do seu meio de hospedagem, assim você não cria falsas expectativas;
📷 Mesmo produzidas, as fotos devem estar condizentes com o que é oferecido, elas precisam ser reais, nada de fazer alterações ou usar muitos filtros que alterem profundamente a imagem e percepção do cliente, isso pode acabar gerando problemas!
📷 Tire muitas fotos de cada ambiente e guarde todas as imagens, mesmo aquelas que não foram utilizadas agora, pois você ainda pode ter outras oportunidades de utilização.
Fontes consultadas
Qualidade na prestação de serviços - Marcos Felipe Magalhães
https://blog.hotmart.com/pt-br/imagens-para-anuncios-como-escolher-a-melhor-opcao/
https://www.tripadvisor.com/TripAdvisorInsights/photos
https://www.tripadvisor.com/TripAdvisorInsights/key-research
https://blog.gazinatacado.com.br/fotografar-seu-hotel-ou-pousada/
https://blog.gazinatacado.com.br/fotografia-para-hotelaria/
https://hotelariaweb.com/como-tirar-fotos-do-seu-hotel-pousada-com-celular/
📷 Tire muitas fotos de cada ambiente e guarde todas as imagens, mesmo aquelas que não foram utilizadas agora, pois você ainda pode ter outras oportunidades de utilização.
Fontes consultadas
Qualidade na prestação de serviços - Marcos Felipe Magalhães
https://blog.hotmart.com/pt-br/imagens-para-anuncios-como-escolher-a-melhor-opcao/
https://www.tripadvisor.com/TripAdvisorInsights/photos
https://www.tripadvisor.com/TripAdvisorInsights/key-research
https://blog.gazinatacado.com.br/fotografar-seu-hotel-ou-pousada/
https://blog.gazinatacado.com.br/fotografia-para-hotelaria/
https://hotelariaweb.com/como-tirar-fotos-do-seu-hotel-pousada-com-celular/
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